Medida do governo vai causar fechamento do Nubank

Medida do governo vai causar fechamento do Nubank de forma imediata. Veja aqui os detalhes esta polêmica medida que vai atrapalhar todos.

[ad#texto]

Medida do governo vai causar fechamento do Nubank
Medida do governo vai causar fechamento do Nubank

Hoje o Nubank é a entidade que mais emite cartões de crédito no Brasil, resumindo, todos querem um cartão da Nubank, mas medida do governo vai causar fechamento do Nubank de forma imediata.

Considerado o Uber para as emissoras de cartão de crédito, o Nubank corre sério risco.

Afinal uma medida que não é diretamente focada no Nubank vai alterar o funcionamento da cadeia de crédito em torno do cartão e assim em um efeito imediato o Nubank irá encerrar suas operações.

Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: como o sistema funciona

Hoje quando você passa o seu cartão de crédito em uma compra o adquirente vai receber o seu dinheiro proveniente do pagamento da fatura cerca de 26 dias após a compra, após isso temos dois dias para o pagamento ser direcionado do adquirente para a bandeira para pôr fim chegar ao comerciante ao final de 30 dias em média.

Em suma, ao usar o cartão de crédito você obriga o comerciante a dar um prazo de 30 dias até o recebimento do pagamento.

Sem dúvidas é muito tempo.

Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: a proposta

Visando estimular a recuperação econômica o presidente Michel Temer tem a intenção de passar os 30 dias habituais para apenas 2 dias.

Assim como hoje já ocorre em diversos países.

Por exemplo, nos EUA o prazo limite já é de 2 dias.

Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: o problema

Caso a medida passe e seja aprovada operadores menores como o Nubank que não tem caixa suficiente terão que fechar as portas, tudo isso porque o vencimento da fatura não será antecipado e a operadora (no nosso exemplo o Nubank) terá que ter caixa suficiente para repassar o dinheiro para o comerciante sem ter recebido de seu cliente.

Em uma simulação caso a medida obrigando o pagamento em 2 dias seja aprovada é impossível o Nubank manter suas operações.

Em uma hipótese de que o prazo de repasse seja de 15 dias o Nubank precisaria de um empréstimo de pouco mais de 1 bilhão de Reais, isso sem contar que a margem operacional hoje não permite o pagamento da parcela de um financiamento deste porte.

Em resumo, caso seja aprovada qualquer alteração significa o encerramento do Nubank.

Porém não podemos esquecer que hoje quem fornece o crédito é puramente o comerciante, as operadoras e intermediários que cobram tarifas pesadas dos comerciantes não fazem praticamente nada, quando na verdade eles é que deveriam dispor de fluxo de crédito.

De fato este cenário precisa mudar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias