Medida do governo vai causar fechamento do Nubank
Medida do governo vai causar fechamento do Nubank de forma imediata. Veja aqui os detalhes esta polêmica medida que vai atrapalhar todos.
[ad#texto]
Hoje o Nubank é a entidade que mais emite cartões de crédito no Brasil, resumindo, todos querem um cartão da Nubank, mas medida do governo vai causar fechamento do Nubank de forma imediata.
Considerado o Uber para as emissoras de cartão de crédito, o Nubank corre sério risco.
Afinal uma medida que não é diretamente focada no Nubank vai alterar o funcionamento da cadeia de crédito em torno do cartão e assim em um efeito imediato o Nubank irá encerrar suas operações.
Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: como o sistema funciona
Hoje quando você passa o seu cartão de crédito em uma compra o adquirente vai receber o seu dinheiro proveniente do pagamento da fatura cerca de 26 dias após a compra, após isso temos dois dias para o pagamento ser direcionado do adquirente para a bandeira para pôr fim chegar ao comerciante ao final de 30 dias em média.
Em suma, ao usar o cartão de crédito você obriga o comerciante a dar um prazo de 30 dias até o recebimento do pagamento.
Sem dúvidas é muito tempo.
Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: a proposta
Visando estimular a recuperação econômica o presidente Michel Temer tem a intenção de passar os 30 dias habituais para apenas 2 dias.
Assim como hoje já ocorre em diversos países.
Por exemplo, nos EUA o prazo limite já é de 2 dias.
Medida do governo vai causar fechamento do Nubank: o problema
Caso a medida passe e seja aprovada operadores menores como o Nubank que não tem caixa suficiente terão que fechar as portas, tudo isso porque o vencimento da fatura não será antecipado e a operadora (no nosso exemplo o Nubank) terá que ter caixa suficiente para repassar o dinheiro para o comerciante sem ter recebido de seu cliente.
Em uma simulação caso a medida obrigando o pagamento em 2 dias seja aprovada é impossível o Nubank manter suas operações.
Em uma hipótese de que o prazo de repasse seja de 15 dias o Nubank precisaria de um empréstimo de pouco mais de 1 bilhão de Reais, isso sem contar que a margem operacional hoje não permite o pagamento da parcela de um financiamento deste porte.
Em resumo, caso seja aprovada qualquer alteração significa o encerramento do Nubank.
Porém não podemos esquecer que hoje quem fornece o crédito é puramente o comerciante, as operadoras e intermediários que cobram tarifas pesadas dos comerciantes não fazem praticamente nada, quando na verdade eles é que deveriam dispor de fluxo de crédito.
De fato este cenário precisa mudar.