Mais nitidez no Linux


Uma coisa que sempre tirei o chapéu para o Windows foi a sua nitidez na exibição de fontes, quando se aplicava o Clear Type então fica show de bola e isso traz certo conforto para quem utiliza o computador, afinal imagem é tudo.

Porém descobri recentemente que o Linux também consegue esse tipo de nitidez melhorando ainda mais sua parte gráfica, o fato é que eu não conhecia e pouca gente fala de como configurar isso. Para obter melhores resultados é claro que você precisa ter um monitor de LCD e caso ainda utilize monitor CRT é melhor se atualizar.

Bem, vamos então começar a configurar nosso Linux para isso (eu testei isso no Linux Mint 5Elyssa – e no Ubuntu 8.04, então faça por sua conta e risco). Vá para o terminal e digite:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

Isso irá abrir o reconfigurador, serão 3 passos o primeiro é:

Native – Bytecode
Autohinter – Autohinting
None

Escolha a segunda opção, feito isso iremos para o segundo passo para ativar o subpixel (esse passo é recomendado apenas para quem utiliza monitores de LCD):

Automatic
Always
Never

Eu escolhi a primeira opção por saber que o meu hardware suporta, porém o ideal é deixar na primeira e o próprio configurador irá decidir em utilizar ou não o recurso para o seu hardware. Agora é o último passo que é fontes de bitmap, eu deixei desativado no meu Linux mas a escolha é sua. Feito todas as escolhas é só digitar o comando no terminal:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig

E para finalizar reiniciar o seu sistema e pronto, ótima nitidez de fontes no seu Linux.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias