Como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu

Seu VMWare está muito lento? Veja como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu e não sofra mais com a falta de desempenho do seu ambiente.

[ad#texto]

Como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu
Como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu

Hoje tive que enfrentar um dilema, peguei uma VM do VMWare que estava sendo originalmente executada no Windows e tentei executa-la a partir do VMWare, afinal se a portabilidade é uma das vantagens, mas passei a enfrentar uma lentidão tremenda, tanto que tanto o Guest como o HostUbuntu – congelavam ficando impossível utilizar o sistema, veja como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu.

Aparentemente nada havia mudado, até mesmo o hardware do Host era o mesmo, então porque tanta lentidão? Realmente, uma pouca diferença na performance é entendível, mas da forma que o sistema se comportava era impossível o uso. Pesquisando no grande Google notei diversos relatos sobre o mesmo problema e a solução era variada, tentei várias, mas somente duas delas em conjunto foram capazes de resolver o problema de lentidão no VMWare.

Como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu: como resolver

O primeiro passo é uma pequena configuração na própria VM, pois boa parte utiliza a aceleração de hardware quando o Host é o Windows, porém no Ubuntu parece não se dar muito bem com esta opção, então precisamos remover está configuração da nossa VM.

Agora a segunda parte é ligada a uma característica do Ubuntu e de outras distro Linux é a configuração de max_cstate que geralmente possui o valor 8 e tem relação direta nas configurações de energia e balanceamento de demanda energética e sleep de processamento.

A configuração que irei alterar vai forçar que o valor passe de 8 para 1, contudo quero ressaltar que estou usando tal configuração sem problemas, porém é preciso faze-la com cautela, afinal poderá impactar de forma negativa em outros sistemas.

Para facilitar vamos carregar a nova configuração a cada processo de Boot editando o arquivo rc.local conforme o exemplo. Abra o Terminal e digite o seguinte comando:

sudo gedit /etc/rc.local

Agora vamos editar o arquivo colocando a linha abaixo antes do exit 0 e depois basta salvar e reiniciar o sistema:

echo 1 > /sys/module/processor/parameters/max_cstate

Pronto.

Como resolver lentidão do VMWare no Ubuntu: o resultado

Após o sistema reiniciar, basta abrir o VMWare e carregar normalmente sua VM, os problemas de lentidão extrema não vão mais ocorrer, porém tenho notado que em alguns problemas de processamento elevado, ocasionado por demanda da própria VM, tem “pendurado” o ambiente Host, mas provavelmente esta é uma questão que a própria VMWare deverá resolver.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias