Lançado o iPhone 5

[ad#texto]

Finalmente, depois de muito esperar a Apple anunciou o lançamento do iPhone 5 e devemos admitir que pelo tamanho da expectativa as novidades do iPhone 5 foram um tanto quanto acanhadas. Vamos a uma lista das principais novidades do iPhone 5:

  • O chip escolhido pela Apple foi o nano-SIM e para ajudar todo mundo os atuais chips no padrão micro-SIM não irão funcionar, mesmo se eles forem cortados;
  • O suporte a rede 4G do iPhone 5 não irá funcionar no Brasil, pois a faixa de operação do iPhone fica fora da faixa praticada aqui no Brasil, existe na verdade uma pequena esperança que uma faixa do LTE hoje somente utilizada por TV´s analógicas e deverá ser leiloado no ano que vem, mas isso será difícil de acontecer;
  • O processador A6 utilizado pelo iPhone 5 é, segundo a Apple, duas vezes mais poderoso que o processador utilizado no iPhone 4s, mas como sabemos no uso do dia-a-dia a situação não fica bem assim.

Em termos de design as mudanças estéticas em relação ao iPhone 4s são poucas, como podemos ver na foto abaixo, uma diferença interessante é o uso de uma tela de Retina Display de 4” com resolução de 1136 x 640 pixels, já em termos de duração de bateria ele irá suportar as mesmas 8 horas o que significa que a Apple deve ter incrementado a bateria para que ela mantivesse a mesma performance em um gadget com um processador mais potente e com 4G.

iPhone 5, diferente mas nem tanto
iPhone 5, diferente mas nem tanto

Um ponto negativo é que o iPhone 5 entrou na onda de troca dos conectores que a Apple vem promovendo, por um conector menor (o que até se justifica frente a redução de 12% na espessura do iPhone) chamado de ligthing. Problema que pode ser corrigido comprando um adaptar exclusivo.

Basicamente o iPhone 5 foi apenas um incremento ao iPhone 4s que por sua vez foi apenas um incremento ao iPhone 4, agora já fazem 3 gerações de iPhones que nada de realmente novo ocorre e olhe que foi migrado também a versão do iOS que agora se encontra na sexta versão.

O custo-benefício do iPhone fica bem reduzido frente aos outros smartphones do segmento high-end, compensando somente para os aficionados pela marca da maçã, ou Steve Jobs está realmente fazendo falto para a Apple ou algo muito grande e inovador está a caminha em Cupertino e o lançamento do iPhone 5 foi só para prolongar a meia-vida da plataforma e servir como resposta aos outros lançamentos da concorrência, leia-se Android e Windows Phone 8, e algo irá surgir em 2013, o que seria bom para agitar o mercado e agilizar novas atualizações.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias