Processadores Intel esquentam o mercado de smatphones

[ad#texto]

Falamos que começam a surgir os primeiros smartphones executando Android utilizando processadores da linha Atom da Intel.

Se para ambientes desktop o processador Atom é um tanto fraco para um smartphone os Atom´s preparados para esta plataforma tem demonstrado uma bom desempenho, mesmo os single-core devido, em partes, a tecnologia Hyper threadding da Intel que simula dois núcleos.

Porém uma questão que já mencionei aqui realmente veio à tona quando convidados na IFA colocaram a mão e testaram os smartphones com processadores Atom: o calor na área próxima onde o processador se localiza.

Este calor que indica um aquecimento, que mesmo dentro dos padrões se torna um pouco “estranho” ao ser percebido pelo usuário, não ocorre com smartphones que utilizam a plataforma ARM, sinal de que a Intel ainda tem um longo caminho neste segmento, mesmo tendo iniciado com dois pés direitos superar o legado ARM no mercado mobile não é algo fácil de ser realizado.

A AMD que parecia ter uma estratégia bem definida no mercado mobile tem perdido o bonde da evolução (mais uma vez) e sua demora em lançar processadores para este segmento pode significar a sua sepultura no futuro, já que é bem provável que a convergência entre os ambientes mobile e desktop funda os dois nichos de mercado e quem operar nos dois terá uma enorme vantagem, visto que a ARM já se arrisca no mercado desktop e a Intel começa a se aventurar no mercado mobile o futuro se torna cada vez mais sombrio para a AMD.

Uma pena, já que os processadores da AMD da linha Vision dão um banho em performance de uso real nos processadores da Intel. Fico imaginando o poder gráfico que um processador Vision poderia fornecer para um smartphone.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias