Já começou a choradeira em torno do Galaxy SIII

[ad#texto]

Mal foi anunciado e ainda sem vendas liberadas o Samsung Galaxy SIII já desperta irá e inveja, principalmente dos usuários do iPhone, muitos deles já começaram o mimimi pela Internet alegando que a Samsung copiou o iPhone 4S, acredito que eles estejam desligados da realidade, comparar o iPhone 4S com o Galaxy SIII é pura falta de argumento.

De fato algumas ideias utilizadas no Galaxy SIII, como o S Voicer, por exemplo, foram baseadas na mesma ideia do Siri da Apple, porém essa ideia nem da Apple é, esse conceito e dezenas de aplicações existem, desde décadas atrás, quando conceitos de multimídia aplicados ao mundo computacional ainda eram novidade.

O que ocorre é que a Samsung utilizou o Android 4 e moldou dezenas de recursos de interação homem máquina (IHM) a uma plataforma que já é nova, enquanto a Apple continua insistindo em um sistema mais antigo, com interface antiga e que já está saturando o seu próprio mercado, ou a Apple faz um facelit geral no iOS ou a tendência é de levar mais solavancos como o que ocorreu no anuncio do Galaxy SIII.

Outro detalhe importante, enquanto a Samsung utilizou um hardware potente em um software elegante e pensado nos mínimos detalhes na usabilidade e bem-estar operacional do usuário a Apple tem uma postura mais superficial e ainda teima em manter seu mantra de onipresença e sua presunção de que é a entidade máxima e faz do iOS o que ela quer e não o que o mercado de fato deseja, ou seja, ela tenta nivelar por baixo seus próprios usuários (clientes).

Após o lançamento do Galaxy SIII é provável de que fabricantes de menor expressão como Motorola, Nokia (com ou sem Windows Phone), LG e outros sigam o mesmo caminho da Samsung e se pelo menos chegarem perto, teremos uma enxurrada de gadgets superiores ao iPhone 4S tanto em hardware como software, que aliás era o ponto de apoio de toda a estratégia da Apple.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.