Microsoft inova o mouse

[ad#texto]

Já se passaram muitos anos, anos demais e pouco se inovou o mouse, a última alteração significativa foi a inclusão do wheel (a famosa “rodinha”), isso sem contar os diversos tipos de mouses ergonômicos que mais parecem qualquer coisa menos um mouse.

No ano de 2011 a Microsoft parece que sacudiu a poeira e finalmente está adicionando recursos que miram uma convergência atual que são as telas multitouch com o bom e velho mouse. Seguindo essa ótica temos 3 novos mouses da Microsoft:

  • Microsoft Arc Touch: ele fica plano para transporte e se curva para o uso, é leve, fácil de carregar e tem boa empunhadura, a vedete desta opção de mouse é a troca do whell por um sensor touch, ele faz o mesmo que o whell, tem retorno táctil e tocando as extremidades simula-se o page-up e page-down.

    Arc Touch - Fonte: Microsoft
    Arc Touch - Fonte: Microsoft

 

  • Microsoft Explorer Touch: é um mouse em acabamento refinado (e aparentemente resistente), de ótima empunhadura e muito ergonômico, o whell também foi substituído pelo sensor touch, a diferença para o Arc Touch (além do formato é óbvio) é que o touch do Explorer Touch além do movimento acima/abaixo ele também simula os movimentos laterais do whell, coisa que o Arc Touchnão faz.

    Explorer Touch - Fonte: Microsoft
    Explorer Touch - Fonte: Microsoft

 

  • Microsoft Touch Mouse: esse é sem dúvida a maior evolução, pois é totalmente touch, reconhecendo inclusive a posição dos dedos, conjugando movimentos de dedos para diferentes funções, em suma, é um touch inteligente. Diferente do Apple Magic Mouse a forma de utilização da capacidade touch é muito mais empiria no mouse da Microsoft, resumindo gestos e trazendo retorno mais direto. O ponto fraco fica por conta que somente o Windows 7 é capaz de lidar corretamente com este mouse.
Touch Mouse - Fonte: Microsoft
Touch Mouse - Fonte: Microsoft

Ficou claro que a Microsoft está apontando muito mais na frente, enquanto diversas empresas tentam revolucionar o mercado com telas touch revolucionárias a Microsoft sai na conta-mão e une uma tendência nova com um gadget antigo e necessário, trazendo ao mercado produtos diferentes dos da concorrência e mais fácil de serem assimilados pelo mercado consumidor.

Quem duvida que toda essa convergência para o mundo touch não seja muito bem aproveitada no futuro Windows 8?

Eu tenho um Arc Touch, se a Microsoft tiver a boa vontade de enviar um Touch Mouse para testes e review prático, ficamos agradecidos.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.