Flame também destrói

[ad#texto]

Para quem tem acompanhado a Internet nas últimas semanas, está sabendo que o super vírus Flame é uma prova de conceito que tem se alastrado no Oriente Médio e tem rouba muita informação, principalmente de órgãos do governo.

Pela característica de atacar somente o Oriente Médio e atacar principalmente órgãos do governo local, somando ao fato de o Flame não ser um simples vírus, mas uma verdadeira plataforma de espionagem, existem fortes indícios de que ele tenha sido desenvolvido por órgãos de inteligência  dos EUA e Israel (muito provavelmente tenha sido arquitetado pelos EUA e executado por Israel).

Agora a Symantec descobriu que além do alto potencial de espionagem, o Flame também tem potência destrutivo, pois de acordo com investigação e relatos, o Ministério do Petróleo do Irã teve dados de seus sistemas destruídos pelo Flame em abril deste ano.

Recentemente a Kaspersky ligou parte do código do Flame ao Stuxnet, vírus que já teria sido desenvolvido em conjunto com EUA e Israel para atacar as plantas nucleares do Irã.

A situação está complicada, de um lado o Irã afirma ter conseguido descobrir uma forma de desativar o Flame e que também EUA, Israel e Reino Unido estariam planejando um ataque maciço após o recente fracasso nas negociações nucleares. Do outro lado nenhuma manifestação concreta é obtida.

Pelo sim, pelo não, até mesmo por outros incidentes, cada vez mais o recurso de ciberguerra se torna mais presente em nossa realidade.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias