Facebook limpando a casa
[ad#texto]
Semana passada o Facebook anunciou um estrondoso aumento no número de usuários ativos mensais e divulgou o impressionante número de 1 bilhão de usuários, então veio a tona alguns detalhes sobre este crescimento.
Desde o dia 30 de agosto o Facebook vem fazendo uma limpeza geral em sua base de usuários e com isso trava uma guerra com os perfis falsos, geralmente criados para serem utilizados para dar likes em páginas de empresas para aumentar as chances nos sorteios e promoções via Facebook, além dos perfis falsos utilizados exclusivamente para criar fanpages.
A empresa Likester que é especializada em rastrear e analisar likes do Facebook (agora fiquei de cara) diz monitorar cerca de 40 milhões de perfis e que fizeram um ranking com as empresas que mais perderam likes com esta ação do Facebook.
A vencedora foi a fanpage do KitKat, que é uma marca da Nestlé e um clássico principalmente entre os geeks, que perdeu cerca de 3 milhões de likes, é muita falsidade no Facebook, não acham? Vieram em segundo e terceiro lugar a fanpage do Facebook e a fanpage da Red Bull, que perderam 124 mil likes e 116 mil likes respectivamente.
Um detalhe importante é que estas empresas que perderam milhares de likes estão vendo o volume de novos likes aumentarem desde o começo desta ação do Facebook, estranhamente acredito que os falsos likes em questão de poucas semanas estarão totalmente recuperados pelas marcas e provavelmente, com efeito, rebote, ou seja, a proporção de falsos likes tende a ser maior agora que o caso tomou tamanha repercussão.
Outro detalhe é que em segundo lugar, e bem atrás do primeiro, ficou a própria fanpage do Facebook, o que mostra que ninguém está ajudando ninguém, se é falso o destino é o lixo mesmo.
Toda essa ação integra a chamada “planos para melhorar o sistema de integridade do site” que parece não estar funcionando tão bem assim, afinal a força tarefa dos falsificadores tende a ser muito maior que a força tarefa disponibilizada pelo Facebook para este caso.