Bootloader da Motorola liberado

[ad#texto]

A Motorola tem produzido smartphones com Android com uma boa resistência mecânica de sua carcaça e tela, prova disso são os modelos da linha Defy, porém uma coisa irrita os proprietários de smartphones da Motorola, o Bootloader bloqueado.

O que acontece é que todos os fabricantes de smartphones com Android tem problemas com atualizações oficiais dos fabricantes, mesmo com hardware suficiente para executar novas versões do Android, os fabricantes nem sempre atualizam os modelos mais antigos, afinal eles utilizam este recurso para forçar a troca por um novo modelo e desse jeito estimular a cadeia produtiva.

Ai e que surgem as Custom Mod´s, como o Android possui o código-fonte aberto, assim que uma nova versão é liberada pelo Google, os moders rapidamente já começam a portar para modelos que originalmente não receberiam a atualização, assim surgiu o Custom Mod mais expoente do Android, a CyanogenMod.

Para smartphones com o Bootloader aberto, o moder pode além de atualizar o Android atualizar também o kernel Linux que é executado no smartphone, facilitando muito o trabalho, já para smartphones com o Bootloader bloqueado é impossível atualizar o kernel Linux, somente o Android é atualizado via diversas intervenções do moder, que além de muito mais trabalho ocorrem diversas restrições e instabilidade.

Recentemente, por pressão, o Google que é o atual proprietário da Motorola Mobility acenou com a liberação do Bootloader dos modelos mais recentes, porém os modelos com mais de 1 ano ainda ficariam com o Bootloader bloqueado.

Ou não.

Recentemente corre o boato que a trava do Bootloader da Motorola foi quebrada por alguns moder´s e que muito em breve diversos modelos de smartphones da Motorola teriam o Bootloader liberado e parece que realmente isto está ocorrendo, são diversas mensagens trocadas no XDA sobre o tema e também a paralisação de novas versões do CyanogenMod para diversos modelos da Motorola, indicando que os desenvolvedores trabalham em algo além de simplesmente portar o Android.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias