Novo malware utiliza API do Skype

[ad#texto]

Para quem utiliza Windows à palavra da vez é cuidado redobrado, se utilizar o Skype, mais cuidado ainda.

Foi descoberto um malware que utiliza a API do Skype para se propagar geralmente ele surge como uma mensagem enviada por algum dos seus contatos com uma frase semelhante com “Você viu o que ocorreu” com um link encurtado pelo serviço encurtador do Google, ao clicar no link é realizado o download de um arquivo compactado no formato ZIP.

Caso o usuário abra o arquivo compactado e execute o seu conteúdo, será instalado no Windows um malware que irá roubar dados e enviar para o seu criador, porém os problemas não param por aí, além de roubar dados ele irá “sumir” com arquivos pessoais e o usuário receberá uma mensagem solicitando o pagamento de US$ 200,00 para que os arquivos sejam restaurados.

Algumas pessoas pagaram a quantia e como era de se esperar os arquivos não foram restaurados.

Diversos antivírus falharam em detectar e bloquear o malware.

O Skype avisou que está trabalhando para resolver esta falha de segurança e que por hora os usuários devem se precaver, tomando cuidado redobrado com links e arquivos suspeitos e também devem manter um backup de seus arquivos em uma fonte que não seja o próprio HD parcionado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias