Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral

Estamos chegando no início da campanha eleitoral municipal e o problema é o mesmo: Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral.

[ad#texto]

Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral
Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral

Estamos chegando no início da campanha eleitoral municipal e como todos já notaram é neste tipo de eleição que as maiores obscenidades políticas ocorrem, veja o caso do Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral. Não sabe do que se trata? Calma que vamos explicar e apontar os culpados.

Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral: o problema

Você nunca notou que misteriosamente aparece no seu perfil do Facebook algumas curtidas em páginas que você sequer visitou?

Eu já notei em diversas situações e é claro que algo semelhante iria acontecer em época de eleição.

Neste caso específico passei a receber neste final de semana diversas publicações em minha timeline de políticos com o qual não tinha menor interesse e nem sequer havia acesso sua página no Facebook, algo bem suspeito.

Explorando mais a situação notei que:

  • Estas curtidas em páginas ocorreram em massa (foram várias páginas) neste final de semana;
  • Todos os proprietários destas páginas estavam definidos como “amigo” do meu perfil do Facebook.

Mas porque eles estavam como “amigo” no seu perfil?

Como ajudo muita gente com problemas de informática tenho diversos “amigos” dos quais apenas aceitei a solicitação para poder ajudar, e a galera sacaneou legal agora.

Facebook e a sacanagem da propaganda eleitoral: quem é o culpado?

Existem duas teorias válidas para este caso:

Como estes donos de páginas compraram publicidade do Facebook é bem provável que o próprio Facebook tenha dado um empurrão, para mostrar resultado mesmo, e forçado que os “amigos” do anunciante automaticamente curtissem sua nova página.

Já citei este caso tempos atrás, é coisa bem descarada que o Facebook faz.

A outra teoria é que algum tipo de uso impróprio permita que vários perfis curtam uma determinada página a partir de uma compra de publicidade no Facebook. Talvez até mesmo uma falha sistêmica.

E mesmo nesta teoria a culpa ainda recai sobre o Facebook.

Afinal ele é o responsável pelo sistema e não corrigiu.

Resumindo: teremos um período eleitoral bem interessante.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.