Conheça a linha Zen da AMD, Intel que se cuide
Tempos atrás a AMD batia a Intel em performance e preço, mas o tempo passou e o jogo virou fortemente, mas o jogo vai esquentar novamente, conheça a linha Zen da AMD.
[ad#texto]
Na década de 2000 aconteceu algo que poucos esperavam, a linha Athlon da AMD bateu de frente e superou a linha Pentium 4 da Intel, que tratou de correr atrás e hoje a AMD nem chega próximo da linha i7 da Intel, mas o jogo promete virar novamente, conheça a linha Zen da AMD.
Durante a decadência da AMD, nem mesmo a boa ideia do conceito de APU’s surtiram o efeito desejado (em partes pela indústria de software) e a cada ano a AMD via a Intel se distanciar mais e mais.
Conheça a linha Zen da AMD: conhecendo a plataforma
Para sair da crise a AMD decidiu fazer algo que não vemos normalmente, começou sua nova arquitetura do zero, construindo tudo novo buscando obter o máximo de excelência.
Assim nos últimos 4 anos a AMD vem trabalhando arduamente na sua linha Zen.
Veja suas principais características:
- Performance: engine x86 com branch prediction completamente novo, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções muito mais abrangente;
- Taxa de transferência: Para manter esse motor de alto desempenho alimentado com informações e instruções externas por meio de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache completamente nova com 8 MB de L3 cache;
- Eficiência: Performance e taxa de transferência sem aumentar a energia, ao usar o processo 14nm FinFET e uma gama de técnicas de design que economizam energia na arquitetura.
Conheça a linha Zen da AMD: computação pessoal
A AMD vai utilizar o Zen tanto em computação pessoal quanto para servidores.
Na computação pessoal será conhecida por Summit Ridge sendo compatível com a plataforma AM4.
Veja os detalhes:
- Até 8 core físicos + 8 core lógicos (16 threads para trabalho);
- Tecnologia FinFET de 14 nanômetros;
- Aumento de 40% de IPC (instruções por clock);
- Arquitetura SMT (Simultaneous Multithreading).
Na prática este processador dará suporte para jogos em 4K e dará suporte total para a GPU RX 480 trabalhar com realidade virtual.
Conheça a linha Zen da AMD: servidores
A plataforma Zen também será aproveitada para servidores.
Além de todas as vantagens da linha Summit Ridge a opção para servidores, que será conhecida por Naples, terá suporte para 32 core físico + 32 core lógico, convertendo-se em 64 threads disponíveis para trabalho.
Um verdadeiro monstro que permitirá um nível superior de paralelismo.
Conheça a linha Zen da AMD: na prática
A AMD demonstrou uma comparação da sua plataforma Zen com a plataforma Broadwell-E da Intel.
No teste a AMD colocou as duas plataformas lado a lada (com mesmo clock) para executar o benchmark do programa Blender e a princípio o produto da AMD leva vantagem.
Ainda é muito cedo, mas esta plataforma promete.