Executar apps do iOS no Android é uma realidade

Com o projeto Cider executar apps do iOS no Android passa a ser uma realidade. Conheça tudo sobre este maravilhoso projeto que promete muito.

[ad#texto]

Hoje o que dita se uma plataforma mobile irá ou não ter sucesso não são as capacidades e predicados do sistema operacional em si, mas de todo o ecossistema oferecido aos possíveis clientes, afinal em um smartphone de pouco adianta ter o melhor sistema operacional se a oferta de aplicativos é pouca ou quase nula, o Windows Mobile que o diga.

Executar apps do iOS no Android é uma realidade
Executar apps do iOS no Android é uma realidade. Fonte: Mobilexpert

Agora vejamos as duas principais plataformas mobile atuais, o Android e o iOS, existe uma briga ferrenha para ver qual plataforma oferece mais e melhores apps, é constante vermos em fóruns clientes de ambas as plataformas se digladiando nos comentários, falando em Android ele tem um kernel Linux e falando em Linux vocês se lembram do projeto Wine?

Jogo rápido: Wine era uma composição de API´s que permitia que aplicativos Win32 (nativos do Windows) fossem executados com sucesso em um ambiente Linux, não era um emulador do Windows, estava mais para um framework, pois permitia que aplicativos como Office, Photoshop e outros fossem executados no Linux de forma transparente.

Então, vamos agora juntar as duas plataformas mobile, a ideia do Wine e muita disposição para chegarmos ao projeto Cider.

O projeto Cider tem a singela missão de executar apps do iOS no Android de forma transparente (assim como o Wine fazia no Linux), ele é fruto do trabalho de seis doutorandos da faculdade Columbia.

Uma das características legais do projeto Cider é que utiliza adaptação de compilação de código em tempo de execução par criar uma espécie de camada enganando o app para iOS, fazendo ele acreditar que está sendo executado sob um kernel XNU quando na verdade ele estará sendo executado em um kernel do Android.

Mas executar apps do iOS no Android utilizando o projeto Cider ainda tem algumas limitações e a principal deles é a falta de acesso direto ao hardware e devido a isso coisas como GPS, rede, etc ficam inacessíveis para os app´s do iOS, mas é provável que com a evolução do projeto limitações como esta sejam vencidas.

Duas coisas ainda não foram explicadas, a principal deles é saber como a Apple irá reagir ao saber que agora existe uma forma de executar apps do iOS no Android e como será o processo de instalação destes app´s, afinal será possível acessar a Apple Store no Android via Cider ou teremos que executar na mão o processo de instalação?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias