Editor de vídeo com spyware é encontrado no Play Store
Se você gosta de instalar aplicativos no seu smartphone é melhor tomar cuidado, porque editor de vídeo com spyware é encontrado no Play Store.
Uma empresa pouco idônea aplicou um belo golpe publicando um editor de vídeo com spyware no Play Store.
O pior de tudo é que o editor em questão é um dos mais populares pela sua simplicidade, muito bom para realizar vídeos curtos.
Estamos falando do VivaVídeo da QuVideo Inc, uma desenvolvedora chinesa.
Editor de vídeo com spyware: os detalhes
O primeiro detalhe é que este aplicativo pede permissões bem invasivas, o que por si só já deveria ligar o sinal de alerta nos usuários.
Além das permissões acima da média o app traz embutido em seu código um trojan que tem a finalidade liberar acesso remoto do smartphone infectado.
De posse do acesso remoto informações podem ser roubadas ou em casos mais extremos é possível realizar até a clonagem de sua linha telefônica.
O aplicativo com trojan foi identificada somente na versão para Android enquanto que na sua versão para iOS não estaria infectada.
Neste caso a versão para iOS serviria somente para trazer relevância e para angariar mais usuários.
Mais aplicativos suspeitos
A desenvolvedora possui mais aplicativos, que a partir de agora tem que estar na lista negra de todos:
- VivaVideo
- VivaVideo PRO Video Editor HD
- SlidePlus – Photo Slideshow Maker
- Tempo – Music Video Editor with Effects
- VivaCut – Pro Video Editor APP
- VidStatus – Status Videos & Status Downloader
Android mais novo e mais seguro
O Google tem investido pesado para melhorar a segurança do Android e na versão 10 o usuário tem mais poder para controlar as permissões dos aplicativos.
No mais o usuário ao conceder permissões para um aplicativo tem que prestar atenção para identificar se a permissão solicitada realmente é necessária.se