Curso Oracle Forms – parte I: Preparando o ambiente


Já tínhamos falado sobre um curso de Oracle Forms, então chegou o grande dia e ele começou.

O primeiro passo é preparar o seu ambiente de estudo, logicamente você vai precisar ou ter o banco de dados Oracle (pode ser a versão XE mesmo) instalado no seu computador ou vai precisar ter acesso a algum servidor com o banco de dados Oracle devidamente configurado.

Feito isso é bom ter alguma ferramenta para administrar o banco, pois ficar no console é complicado, eu sugiro o SQL Developer que é produzido pela própria Oracle e é free, você pode fazer o download dele aqui.

Agora você vai obviamente precisar da ferramenta Forms & Reports Developer, você pode acessar aqui para obter a sua cópia, porém lembre-se que o curso aqui será baseado na versão 6i que apesar de antiga é largamente utilizada para desenvolvimento e você pode utilizar também a versão 10g se preferir.

Basicamente é isso o material necessário para o início do curso, na próxima parte iremos criar usuários, tabelas e demais artefatos no banco de dados para finalmente abrir o Forms Designer e começar a produzir nosso sistema.

Agora se você quiser já pode ir para a segunda parte.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias