Consumo de energia pelos smartphones

[ad#texto]
É mais do que claro que os celulares e smartphones vêm evoluindo muito mais rápido que as suas próprias baterias, afinal existe um limite físico no caso da evolução tecnológica das baterias e romper uma barreira física não é algo trivial de se fazer, é complexo e quase sempre demanda o desenvolvimento de novos materiais.

Dessa forma dois pesquisadores conseguiram desenvolver uma forma de economizar energia e com isso aumentar, segundo os testes, a vida útil da carga em até 54%, uma ideia inteligente sem dúvida.

O que os pesquisadores fizeram foi atacar um dos grandes vilões do consumo de energia de um gadget, a placa wi-fi, o seu processador consome uma quantidade considerável de energia e dessa forma a técnica desenvolvida realiza um downgrade de até 1/16 analisando os cabeçalhos dos pacotes transitados pela rede wireless, quando se faz necessário o processador volta ao seu estado normal, para logo após retornar ao seu estado mínimo e assim sucessivamente.

A ideia é legal e aparentemente simples de ser implementada, resta saber como será a sua fase de maturação e implementação comercial, pois parece ser um bom avanço no consumo de energia, pois já que descobrir uma fonte promissora está difícil, o jeito é se virar e restringir o uso mesmo.

Fonte: Tecnoblog

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias