Como suspender conta no WhatsApp: grande falha de segurança

Veja como suspender conta no WhatsApp, mesmo que você não for o proprietário do número, apenas usando engenharia social contra o suporte.

Como suspender conta no WhatsApp: grande falha de segurança
Como suspender conta no WhatsApp: grande falha de segurança

Pode parecer impossível, mas não é, veja como suspender conta no WhatsApp, mesmo sem ser o proprietário do número de telefone (e da conta).

Esta grave falha de segurança permite que terceiros bloqueiem a sua conta no comunicador e você pouco pode fazer a respeito.

Esta falha que foi descoberta por Luis Márquez Carpintero e Ernesto Canales Peneña afeta também quem tem a verificação em duas etapas ativadas.

Como suspender conta no WhatsApp: como tudo acontece

O golpe é tecnicamente simples e somente precisa de um pouco de paciência e engenharia social para enganar o suporte do WhatsApp.

Tudo tem início quando o usuário instala o app em um novo smartphone e fica tentando inserir seu número para ativar a conta, e após algumas tentativas a sua conta é bloqueada por 12 horas.

Se você ativou a autenticação de dois fatores, vários SMS’s foram enviados ao número antigo.

Neste momento o responsável pelo golpe envia um e-mail para o WhatsApp, seja qual endereço de e-mail for, solicitando a suspensão da conta, alegando roubo do smartphone.

Neste ponto o suporte do WhatsApp vai responder seu e-mail, sem realizar nenhum tipo de confirmação, suspendendo a sua conta.

E como você está suspenso por 12 horas não tem como solicitar nenhum código para reativar a sua conta.

Agora o atacante fica repetindo o processo de solicitar a suspensão da sua conta de maneira insistente até o bloqueio ser semi-permanente.

Isso é identificado quando contador passa a informar “-1 segundo” como o tempo que você deve esperar para tentar reativar sua conta.

Suas mensagens ainda estão seguras

Embora você perca todo o acesso a sua conta, suas mensagens anteriores permanecem seguras e o atacante não vai conseguir obter acesso a elas.

Por hora a equipe do WhatsApp não informou se está tomando algum tipo de atitude para coibir esta prática, apenas ressalta que é proibida.

Mas, como é possível realizar este ataque de forma anônima não existe nenhuma medida prática para punir os agressores.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 319 outros assinantes

Busca

maio 2021
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias