Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

Veja como otimizar o WordPress reduzindo o seu consumo de recursos no servidor de forma a economizar na hospedagem e melhorar o SEO.

Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron
Como melhorar a performance do WordPress: domando o Cron

Veja como otimizar o WordPress configurando corretamente o seu mecanismo de Cron Jobs.

Esse mecanismo de tarefas agendadas tem uma série de objetivos e o ideal é que não seja simplesmente desabilitado.

Mas é possível controlar melhor sua execução a fim de reduzir seu impacto na performance do site e no consumo de processamento do servidor.

Como otimizar o WordPress diminuindo o consumo de recursos

O mecanismo de tarefas agendadas do WordPress tem diversas finalidades, uma delas é executar a publicação de postagens agendadas.

Por isso é recomendado que ele não seja simplesmente desativado, pois isso limitaria alguns recursos do seu blog que irão lhe fazer falta.

Esse mecanismo não é de fato agendado, ele é executado toda vez que alguém acessa seu blog WordPress, ou seja, toda vez que um visitante acessa um post seu, o mecanismo de agendamento é executado junto.

Isso acaba por gerar um consumo extra de memória e CPU além de reduzir a performance e a velocidade de resposta, fatores essenciais para o SEO.

Como resolver o problema?

Para resolver esse problema é essencial um conhecimento prévio em servidores e do próprio WordPress, porém não é preciso ter conhecimento avançado.

O primeiro passo é desabilitar a execução do Cron Job do WordPress editando o arquivo wp-config.php.

Abra esse arquivo com seu editor favorito (o Notepad mesmo já serve), em seguida procure a seguinte linha:

define('DISABLE_WP_CRON', false);

E altere para true, isso irá desabilitar a execução do Cron a cada acesso, ficando da seguinte maneira:

define('DISABLE_WP_CRON', true);

Agora vem o segredo, acesso o seu servidor e vamos criar um Cron Job direto no seu servidor, ou seja, ao invés do WordPress executar constantemente o agendamento é o seu servidor que irá fazer isso.

Deixe o intervalo de tempo em torno de 1 hora, isso irá garantir o funcionamento adequado do WordPress sem comprometer em demasia o consumo de memória e CPU.

A sintaxe é mais ou menos assim:

0 * * * * curl --silent "https://seu_site/wp-cron.php?" > /dev/null 2>&1

Pronto, agora o seu agendamento será acionado de modo a economizar recursos e possibilitar melhor performance.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.