Vídeos desaparecidos no WordPress

[ad#texto]

Acredito que vários usuários do sistema de blogs WordPress, instalado em servidor próprio, devem ter notado um problema que se intensificou após o lançamento da última versão, ao agregar código para exibição de vídeo embarcado, o post era criado e salvo normalmente, porém algumas horas depois o vídeo era simplesmente excluído do post.

Alguns administradores de blog estavam questionando uma possível falha de segurança no WordPress que permitisse que um invasor excluísse o vídeo de alguma maneira.

Na verdade é de fato um falha do WordPress, mas não é uma falha de segurança, vamos tomar por exemplo o caso de embutir código para vídeos do Youtube, ao gerar o código para o vídeo embarcado você poderá notar que o código fica dentro de uma tag IFRAME, e o WordPress não trabalha muito bem com a tag IFRAME, aí está o problema.

Opção para formato antigo no Youtube
Opção para formato antigo no Youtube

Enquanto o WordPress não é alterado para trabalhar devidamente com a tag IFRAME, os editores e administradores de blogs tem que se virar como podem, então basta que ao acessar o Youtube para gerar o código para o vídeo embarcado você selecione a flag “Opção Clássica”, assim o código gerado irá utilizar a tag OBJECT ao invés da tag IFRAME e o vídeo será devidamente ancorado no seu post e não irá desaparecer depois.

Aproveitando o tópico, o problema de “entendimento” da tag IFRAME pelo WordPress já é antigo, porém foi somente na última versão que esta situação da tag IFRAME começou a afetar os vídeos incorporados.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.