Contratações no mercado de TI

[ad#texto]

Nos EUA diversos funcionários de gigantes da área de tecnologia estão processando-as devido a existência de um acordo de cavalheiros entre estes empresas que impedia ou limitava que um profissional fosse sondado para ser recrutado por outra empresa, em resumo, queriam dominar o mercado de recursos humanos disponíveis e rateá-lo entre si, o que é ilegal.

Tal prática pode infringir perdas ou limitar os ganhos de diversos profissionais de TI, alguns inclusive de cargas de supervisão, para melhorar mais ainda esta sopa de confusão pelo menos um profissional do Google que tentava recrutar um outro profissional da Apple foi demitido sob ordem do CEO do Google com a orientação para que a demissão fosse realizada de forma “verbal” para não gerar provas.

O processo que está sendo tratado como público contém trechos de comunicação via email entre os dirigentes das empresas envolvidas, os dois casos mais evidentes são as trocas de mensagens em que Steve Jobs pressiona a Palm para que ela pare de contratar funcionários da Apple, caso contrário a Palm enfrentaria um duro processo por uso indevido de patentes da Apple e para finalizar Steve Jobs ainda diz para seu pessoal que é bom vistoriar as patentes (da Apple).

Em outro caso Steve Jobs envia pessoalmente um email para CEO do Google informando que o time de software do Google está contratando de maneira insistente profissionais do time do iPod, no final ele perguntar se o CEO pode verificar isso. O CEO do Google responde que irá averiguar imediatamente.

O que fica evidente é que as maiores do segmento estão envolvidas neste acordo de não contratação de profissionais envolvidos, todos os altos dirigentes destas empresas estavam cientes do acordo e monitoravam pessoalmente a sua execução e parece ter ficado claro que o processo por patentes que a Samsung sofreu da Apple parece que teve algum tipo de motivação que não somente resguardar capital intelectual da Apple, é bem provável que ele tenha sido utilizado como forma de coerção por um motivo ainda não conhecido.

Para piorar ainda mais a situação estes mesmas empresas já haviam assinado um acordo junto ao governo norte-americano se comprometendo a não mais realizar tais tipos de acordos.

A cifra indenizatória pode chegar na casa dos milhões.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias