Como clonar cartão de crédito: veja novo golpe que está ocorrendo
Um golpe muito comum é a clonagem de cartões, com este novo golpe veja como clonar cartão de crédito utilizando a própria maquininha.
O golpe é mais simples do que podemos acreditar, você verá como clonar cartão de crédito a partir da própria maquininha de cartão.
O grande problema ocorre com os cartões com pagamento por aproximação – contactless – que se tornaram muito comuns.
Lembrando que o mesmo golpe pode ser aplicado com pagamentos via celular, que no final utiliza o mesmo mecanismo do cartão por aproximação.
Como clonar cartão de crédito: conheça o novo golpe
Antes de tudo é importante saber como um cartão por aproximação funciona.
Basicamente a cada transação um novo número de cartão é gerado e utilizado somente para aquela transação, isso garante mais segurança ao processo.
No caso de um cartão com pagamento físico (inserindo na maquininha) o número é sempre o mesmo, sendo trocado somente quando trocamos de cartão.
Como o golpe de clonagem funciona?
Cibercriminosos brasileiros desenvolveram o primeiro malware que consegue interceptar e bloquear uma transação por NFC (tecnologia utilizada nas transações contactless).
O nome do malware é Prilex e além de efetuar o bloqueio do NFC e clonar o cartão ele ainda tem a capacidade de escolher cartões do tipo premium para garantir maior saldo e disponibilidade financeira.
O primeiro passo para o golpe é instalar o malware na maquininha e para isso os golpistas tem ligado para comerciantes alegando que uma atualização precisa ser efetuada.
Durante esse “processo de atualização” o malware é instalado e ativado.
Ao efetuar alguma transação via NFC, seja por cartão ou celular, a transação é bloqueada e na maquininha aparece a seguinte mensagem:
“Erro aproximação. Insira o cartão”
Esse passo é importante porque por não mudar o número, a transação física garante que a clonagem será utilizável futuramente.
Neste momento, quando o cliente inserir fisicamente o cartão na maquininha infectada o seu cartão será clonado e os dados enviados para os golpistas.
Lembrando que mesmo cartões com chip e senha estão suscetíveis a este tipo de golpe.
Se sofrer uma tentativa de clonagem o que fazer?
É fundamental ao tentar efetuar um pagamento via cartão de crédito, se notar a mensagem informada acima não realizar a transação física.
Em seguida troque todas as suas senhas e em caso de dúvidas bloqueie imediatamente o seu cartão de crédito.
Em seguida é fundamental observar sua fatura para verificar se alguma compra não identificada foi realizada.