Como apagar definitivamente arquivos no Android

Está pensando em vender o seu smartphone antigo? Veja aqui uma forma realmente segura de como apagar definitivamente arquivos no Android.

[ad#texto]

Um estudo recente do Avast em smartphones com Android revelou algo inusitado (que também ocorre em computadores), quando você vende um smartphone usado é óbvio que você acessa as configurações e clica em “Restaurar para padrões de fábrica” e com isso espera que todos os seus dados sejam apagados e aparentemente eles realmente foram apagados mas você sabia que é muito fácil recuperar estes arquivos apagados? Então como apagar definitivamente arquivos no Android? Calma que vamos explicar.

Como apagar definitivamente arquivos no Android
Como apagar definitivamente arquivos no Android

Primeiro vamos explicar o que acontece: basicamente ao apagar um arquivo, internamente ele é apenas “marcado” para não ser exibido, ele ainda continua lá e no Google Play existem dezenas de apps que conseguem enxergar estes arquivos e recupera-los.

Ou seja, você apenas não consegue visualiza-lo, é apenas uma convenção que os exploradores de arquivos seguem para que tais arquivos não sejam exibidos.

Se por um lado isso é bom para o caso de um arquivo removido acidentalmente, pense no perigo de seus dados pessoais sendo recuperados em um smartphone vendido usado.

[ad#texto]

Como apagar definitivamente arquivos no Android: a solução

Você pode acessar Configuração -> Segurança -> Criptografar telefone, executar o procedimento e então somente depois restaurar para fábrica seu smartphone, assim mesmo que os arquivos sejam recuperados depois serão inteligíveis devido a criptografia aplicada.

Caso você não se sinta seguro em utilizar a criptografia, você poderá restaurar para fábrica o seu smartphone e depois enche-lo até o limite da memória de músicas e arquivos inúteis, isso porque os novos arquivos serão gravados “por cima” dos arquivos marcados como excluídos, alterando o índice de localização e tornando impossível a sua restauração.

Resumindo, ao ser marcado além de não ser exibido o Android entende que o espaço ocupado por aquele arquivo é um espaço livre.

Agora que você já sabe como apagar definitivamente arquivos no Android pode vender sem problemas o seu smartphone usado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias