Boot to Gecko vira o futuro Firefox OS

[ad#texto]

Há alguns meses atrás noticiamos aqui que a Mozilla com o apoio de diversos fabricantes iria lançar um sistema operacional para smartphones de entrada, os conhecidos low-end, o nome escolhido no momento foi Boot to Gecko, agora o nome oficial foi formalizado: Firefox OS.

Otimizado para alta performance com pouca exigência de hardware, o Firefox OS aparece como uma boa promessa no segmento e irá concorrer diretamente com diversos modelos de Android que por possuírem hardware mal dimensionado para a exigência do sistema apresentam desempenho sofrível.

Caso o Firefox OS seja um sucesso, no médio prazo ele pode até mesmo concorrer com smartphones nos segmentos de medium-end e até mesmo high-end, pois uma vez que apresentar recursos bem utilizáveis com pouco hardware irá diminuir a necessidade de compra de gadgets com hardware mais robusto e caros para obter determinados recursos.

Por hora os testes foram realizados em um Galaxy SII – neste “modesto” hardware qualquer sistema é executado sem problemas – foram bem sucedidos, resta saber como será o ecossistema envolto a este novo sistema operacional, daí a grande importância das parcerias.

Como o Firefox OS é destinado a smartphones de baixo custo é bem provável que o Brasil e outros mercados emergentes sejam os primeiros países a acolher os lançamentos com este sistema que ainda não tem política comercial definida.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.