Artigos científicos foram criados com gerador de lero-lero

[ad#texto]

Vez ou outra algum trabalho de conclusão de curso é reprovado pois a faculdade percebe que foram criados utilizando um gerador de lero-lero qualquer, mas e quando estes trabalhos são na verdade pesquisas científicas publicadas em renomados canais científicos?

Artigos científicos foram criados com o gerador de lero-lero
Artigos científicos foram criados com o gerador de lero-lero

Foi isso que o cientista da computação Cyril Labbé descobriu. De acordo com o estudo realizado por Labbé a revista Nature revelou que as revistas IEEE e Springer removeram mais de 120 artigos científicos publicados entre os anos de 2008 e 2013 sob a forte suspeita de que foram criados utilizando o gerador de lero-lero criado pelo MIT chamado SCIgen.

Com base em seu estudo Labbé criou um site onde é possível testar e descobrir se um texto foi criado a partir de um gerador de lero-lero.

Um detalhe interessante é que a maioria dos trabalhos que foram detectados como utilizando o gerador de lero-lero vieram de conferências científicas da China (sim, isso é piada pronta) e a maioria deles ainda possuem autores que de alguma forma possuem algum tipo de filiação com a China.

Enfim, trabalhos que utilizaram geradores de lero-lero são descobertos todos os dias, mas neste caso o problema foi que revistas científicas não conseguiram detectar a fraude e publicaram estes artigos, afinal descobrir um artigo fraudulento é uma coisa, publica-lo e descobrir depois é outra.

Afinal estes artigos antes de serem publicados deveriam ser analisados e validados com doutores nas suas respectivas áreas de pesquisa, coisa que aparentemente ou não foi feita ou foi realizada de maneira amadora vista a quantidade de artigos que foram descobertos depois da sua publicação.

E sim, eu também não consegui esquecer que tudo isso veio da China.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias