Interceptando ligações telefônicas com o Google Maps
[ad#texto]
Constantemente vemos na internet notícias de que sistemas foram burlados e realmente algumas formas são muito engenhosas, porém outras são bem simples e é até perturbador saber que erros simples podem permitir que alguém esteja interceptando ligações telefônicas em algum lugar do mundo neste exato momento.
O que deixa o caso que vou relatar aqui mais interessante é que as vítimas foram o FBI e o Serviço Secreto e a ferramenta utilizada foi o Google Maps.
Mas como tudo foi feito? É muito simples.
Esta semana o americano Bryan Seely conseguiu interceptar duas ligações, uma para o FBI e outra para o Serviço Secreto utilizando para isso o baixo critério que o Google adota no Google Maps.
Seely apenas cadastrou seus próprios números de telefone no Google Maps como se eles fossem do FBI e do Serviço Secreto e com isso quando alguém procurava os respectivos telefones no Google Maps ligava na verdade para Seely que repassava as ligações para os números corretos do FBI ou Serviço Secreto só que ele também estava gravando estas ligações.
Isso mesmo, uma pessoa comum sem burlar a segurança de nenhum sistema estava interceptando ligações telefônicas para dois órgãos de segurança máxima do governo norte-americano.
Aparentemente Seely ficou irritado após vários avisos para que o Google melhorasse questões como esta e ser sempre ignorado, agora interceptando ligações telefônicas utilizando o Google Maps parece ter conseguido bastante atenção.
Seely inclusive já foi pago para poluir o próprio Google Maps com spam. Por sua vez o Google disse que ainda está analisando toda a questão e que algumas alterações já foram feitas, sem entrar em detalhes.