Aplicativo oficial dos Correios

O aplicativo oficial dos Correios foi lançado na surdina e por isso quase ninguém ficou sabendo, veja aqui como instalar no seu smartphone.

[ad#texto]

Você, assim como todo brasileiro, já deve ter notado que nos últimos anos a qualidade dos serviços dos Correios decaiu muito, muito mesmo, então para amenizar tudo isso o aplicativo oficial dos Correios foi lançado de forma silenciosa e por isso muito poucos sabem.

Aplicativo oficial dos Correios
Aplicativo oficial dos Correios

 

O App vai ajudar bastante, principalmente os vendedores e comprados de plataformas como o Mercado Livre que vem utilizando muito os Correios como serviço de entrega padrão, as principais vantagens são:

  • Notificação por push, assim que um novo status é cadastrado na sua encomenda;
  • Aguardando retirada exibe o endereço de onde a sua encomenda está localizada;
  • Captura de outros aplicativos o seu código de rastreio para evitar redigitação;
  • Informa se a encomenda tem aviso de recebimento (AR) ou mão própria (MP);
  • Opção por cadastrar crítica para rastreios ainda não cadastrados.

Na teoria é tudo muito prático, porém nem tudo são flores no aplicativo oficial dos Correios.

A interface não é das melhores, parece que está defasada se comparada a nova tendencia Flat do iOS ou Material Design do Android 5, porém os resultados obtidos são melhores e mais confiáveis se comparados com Apps de terceiros.

Esta melhoria nos resultados obtidos é óbvia, afinal os Apps de terceiros precisam consultar uma API pública para conseguir obter os resultados enquanto que o aplicativo oficial dos Correios o resultado é obtido diretamente do próprio sistema legado.

Por isso um maior grau de informações é obtido, como é o caso do aplicativo fornecer o endereço completo de onde a sua encomenda se localiza no caso da necessidade de uma retirada.

As diferenças entre o Android e o iOS.

O App para Android, que chama-se SRO Mobile, é de fato um aplicativo mobile e apesar de ter um design mais “antigo” não é nada de realmente atrapalhe, porém o App para iOS é apenas um frame do próprio site de rastreamento dos Correios e isso torna o seu uso péssimo além do fato de não agregar nada de novo e funcional.

Agora que o aplicativo já está aí só falta os Correios melhorarem seus serviços para voltar ao patamar do final dos anos 90.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.