Android One: barato e atualizado como o Nexus
Hoje o Google anunciou o primeiro smartphone construído seguindo as diretrizes do projeto Android One e já é o melhor smartphone de baixo custo lançado.
[ad#texto]
Hoje o Google deve anunciar na Índia o primeiro smartphone sob a iniciativa Android One, o primeiro modelo de uma série que promete se expandir para outros países em desenvolvimento até o final do ano.
O projeto Android One consiste em uma estratégia de levar smartphones a preços baixos para as massas, principalmente em países em desenvolvimento onde a adoção do uso de smartphones pela população está diretamente ligada ao preço.
O projeto irá fornecer informações necessárias para que fabricantes e integradores de hardware projetem e construam smartphones com bom desempenho e bem ajustados as necessidades do Android, além de um modelo de hardware referencial o Google tem buscado acordos com fabricantes locais para impulsionar o projeto e assim conseguir levar as massas smartphones com excelente custo-benefício sem os eventuais problemas de performance que os smartphones de entrada geralmente apresentam.
Outro fato interessante do projeto Android One é que ele irá garantir que o processo de atualização dos smartphones seja transparente e que os gadgets não parem no tempo e fiquem limitados a versões defasadas do Android ou ainda que seus donos tenham que recorrer a Custom Rom´s para atualizar seus respectivos aparelhos.
A Índia foi escolhida para o primeiro gadget do projeto devido ao fato de que apenas 10% da população tem smartphones e que de acordo com projeções do mercado este número deve dobrar em questão de meses, ou seja, é um mercado em ebulição que se for estimulado corretamente poderá representar um importante marco.
Até o final do ano o Google planeta expandir o projeto Android One para outros países da Ásia e a tendência é ela seja expandida para vários outros países emergentes.