Android for Works voltado para empresas

O Google resolve atacar o ambiente corporativo e anuncia a iniciativa Android for Works que irá focar em gadgets para garantir mobilidade empresarial com segurança.

[ad#texto]

O número de smartphones com Android supera, e muito, qualquer outra plataforma e algo que incomodava era o fato de que vários segmentos preferiam smartphones da concorrência para serem utilizados para fins profissionais e pensando em abocanhar este mercado o Google lançou o Android for Works.

Android for Works voltado para empresas
Android for Works voltado para empresas

Para situar o que vem ocorrendo: existe um segmento carente de atenção que é o segmento corporativo, pois ele carece de gadgets voltados para as necessidades profissionais e a carência é tão grande que varias empresas tem comprado iPhones ou ainda aparelhos com Android e dado aos seus colaboradores sem nenhum controle ou separação de atividades pessoais das profissionais.

Se para empresas é ruim, para o colaborador também! Afinal não é simples separar contatos, arquivos e demais afazeres da sua vida pessoal da vida corporativa e no final o que geralmente vemos é uma grande salada e para uma empresa isso é terrível, pois ainda podemos levar em conta o fator segurança que sempre é deixado para segundo plano.

Aliás, falando em segurança é claramente visível o risco que gadgets sem a devida proteção oferecem ao meio corporativo, tamanha é a facilidade de furtos ou esquecimentos podem ocorrer causando sérios riscos a segurança da informação contida no dispositivo e isso sem falar em como um dispositivo destes pode baixar a produtividade se não for bem utilizado.

Android for Works: como ele será?

Basicamente o Android for Works irá se apoiar na capacidade do Android Lollipop para múltiplos usuários para isolar o mundo corporativo do mundo pessoal e ainda de quebra aplicar diretrizes de segurança na utilização corporativa.

O Google ainda irá oferecer versões específicas para usuários corporativos e ainda irá facilitar meios de aquisição e gerenciamento dos aparelhos e assim empresas e colaboradores agradecem.

Para gadgets que utilizam o KitKat e o Ice Cream Sandwich não serão totalmente esquecidos e eles irão fornecer formas seguras de utilização de e-mail, calendário, contatos, documentos, apps dedicados e navegação.

Android for Works: os três pilares

Todo este conceito empresarial que o Google almeja é baseado em três diretrizes básicas, são elas:

  • Separação: o perfil corporativo é totalmente separado do perfil pessoal;
  • Proteção de dados: criptografia é aplicada aos dados e adicionalmente é inserido suporte a VPN;
  • Aplicações seguras: todos os aplicativos for work serão baixados diretamente da Google Play for Work e serão configurados e aprovados antes de liberados.

Realmente existe uma forte consistência para que não fiquem pontas soltas ou arestas que possam comprometer o programa como um todo.

E o Google não está sozinho nesta empreitada, junto estão empresas de peso (e que tem forte interesse que uma política empresarial consistente como esta seja empregada) como SAP, BlackBerry, VMWare, Citrix, entre outras.

Android for Works: porque tudo isso

Mas tudo tem um motivo (aparente ou não) e parece que o Google vai de encontro com a parceria da Apple e IBM formaram para oferecer exatamente o mesmo, assim além de ajudar empresas e pessoas o Google tenta barrar a forte penetração corporativa que a Apple vem alcançando.

Afinal constantemente vemos iPhones sendo utilizados no ambiente corporativo, mesmo com toda a restrição imposta pela Apple.

Resta saber como será a adoção do mercado e como empresas irão reagir e adotar estes dispositivos.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias