Como remover qualquer malware do seu computador

Sofremos com várias pragas virtuais, montamos este tutorial de como remover qualquer malware do seu computador sem mistério e tudo bem explicado.

[ad#texto]

Não adianta, mesmo com cuidado extremo podemos ser enganados e instalar sem perceber algum tipo de malware que vai monitorar suas ações para entupir seu browser de propaganda, irá alterar seu motor de busca ou no pior dos casos ainda pode roubar suas senhas. Não se preocupe mais, aqui vou mostrar como remover qualquer malware do seu computador de forma simples e sem precisar instalar ou configurar nada.

Antes de mais nada que fique claro que ser infectado por um malware não é sinônimo de negligencia ou ainda falta de conhecimento, pois não são raros os casos onde mesmo usuários experientes são infectados.

Afinal cada vez mais invasores aperfeiçoam suas técnicas de engenha social para que suas investidas sejam mais eficazes e um número cada vez maior de pessoas seja ludibriado.

Como remover qualquer malware do seu computador: por que sou infectado?

Infelizmente a maior fonte de infecções ainda é falta de conhecimento. Diariamente atendo usuários que foram infectados acessando sites obscuros através de cliques em links em e-mails de destinatários desconhecidos ou ainda navegando por sites “estranhos”.

Porém o que mais preocupa são os usuários experientes, pois para atingir com sucesso este tipo de público o golpe requer maior sofisticação e tenho visto com frequência relatos que aplicativos tradicionais distribuídos de forma freeware tem adotado a pré-instalação de diversos malwares mediante pagamentos, o exemplo mais clássico é o famigerado Baidu.

Assim ao instalar um software legítimo o mesmo pode instalar junto uma dezena de malwares que serão de difícil remoção do seu computador, a esta categoria de aplicativo damos o nome de adware, mas o mais preocupante é o fato de mesmo marcando durante o processo de instalação para não instalar nenhum aplicativo de terceiros eles são instalados do mesmo jeito, é o que ocorre, por exemplo, no ex-freeware iZarc (não coloquei o link aqui por motivos óbvios).

[ad#texto]

Como remover qualquer malware do seu computador: download das ferramentas

Infelizmente é impossível remover “na mão” a grande maioria dos malwares, então devemos procurar e fazer o download de três aplicativos para garantir que todas as entradas do malware sejam de fato excluídas.

  1. AdwCleaner: este é o primeiro que devemos fazer o download, ele irá percorrer todo o seu computador em busca do menor sinal de ameaça.
  2. Junkware Removal Tool: este também irá varrer o seu computador, porém desta vez com foco no Windows e em suas pastas do sistema.
  3. CCleaner: este irá varrer o registro e a integridade do Windows como um todo.

Como remover qualquer malware do seu computador: limpando o computador

Nos testes que fiz utilizei o Windows 7, Windows 8 e Windows 10 com diversos tipos de malwares diferentes e em todos os casos a remoção foi bem sucedida, porém é preciso tomar cuidado sempre.

Nota: todos os procedimentos listados aqui foram testados, porém faça por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por nada.

Como remover qualquer malware do seu computador - AdwCleaner
Como remover qualquer malware do seu computador – AdwCleaner

O primeiro passo é fechar todos os aplicativos que você esteja utilizando, principalmente o browser e em seguida executar o AdwCleaner que dependendo do seu computador a verificação pode demorar um bocado.

Execute o arquivo baixado, ele irá primeiro atualizar a sua base de dados e depois basta você clicar no botão “Scan” e aguardar, ele vai listando as ameaças encontradas separando-as por categoria em cada uma das abas.

Ao final da verificação ele vai pedir confirmação para que você elimine de fato as ameaças encontradas e não se esqueça disso, é preciso confirmar que realmente quer eliminar senão ele não fará nada.

Ao final da eliminação o AdwCleaner irá pedir para reiniciar o computador, isso é muito importante e ele precisa de fato reiniciar o computador para completar a remoção das pragas virtuais.

Quando o computador terminar de reiniciar execute o Junkware Removal Tool, ele não tem interface gráfica (GUI) e uma sessão do MS-DOS será aberta informando a área de execução do sistema está sendo escaneada.

Um detalhe é que durante a execução o seu computador poderá piscar a tela ou ainda ele ficará toda azul. Não se preocupe que isso é normal, apenas aguarde que esta verificação pode demorar vários minutos.

Após a execução ser finalizada reinicie novamente o seu computador.

Como remover qualquer malware do seu computador: finalizando o processo de limpeza

A partir deste momento seu computador já está livre de malwares, porém é possível que exista diversos arquivos desnecessários e também várias entradas de registro inválidas, por isso você deverá executar o CClenar.

Como remover qualquer malware do seu computador - CCleaner
Como remover qualquer malware do seu computador – CCleaner

Logo na primeira tela que for aberta clique no botão “Analyze” para que o seu sistema seja verificado, inclusive os browsers instalados. Em seguida clique no botão “Run Cleaner” para que a limpeza seja de fato realizada.

Agora é a vez de limpar o registro do Windows, para isso clique ao lado esquerdo onde aparece escrito “Registry” e em seguida clique no botão “Scan for Issues”, quando o processo terminar clique no botão “Fix Selected Issues” para limpar de fato o registro.

Agora é uma parte que merece atenção, uma janela irá saltar a sua frente perguntando se você deseja ou não fazer backup, a escolha é sua, porém se você clicar em “Cancelar” a limpeza não será executada.

Agora finalize reiniciando novamente o seu computador e pronto seu computador estará livre de malwares.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias