Como bloquear anúncios de acordo com o Google Chrome

Vamos falar um pouco de como bloquear anúncios com uma visão de acordo com o Google Chrome e como ele irá se comportar a partir de 2023.

Como bloquear anúncios de acordo com o Google Chrome
Como bloquear anúncios de acordo com o Google Chrome

Se você usa extensões para bloquear anúncios vamos falar em como bloquear anúncios usando o Google Chrome, principalmente a partir de 2023.

Para quem não tem acompanhado a internet nos últimos meses, a publicação do Manifest V3, a nova engine de extensões, pelo Google será a partir de 2023.

E isso irá impactar drasticamente o funcionamento de ad blockers e extensões similares.

Como bloquear anúncios de acordo com o Google Chrome: vai mudar tudo

Basicamente existe muita discussão sobre este tema, principalmente sobre as alterações nas políticas de extensões para bloquear anúncios.

Esta discussão se iniciou em 2019 e após um período de hibernação se tornou vedete novamente em 2020 com a liberação da versão 88 do Chrome.

Isso porque esta versão já trazia os primórdios do Manifest V3, travestida de política para aumentar a privacidade.

Agora o assunto toma a frente novamente, pois a partir de 2023 o Google Chrome começará a bloquear de fato extensões do tipo ad blockers.

Como será a transição para o Manifest V3?

Em fevereiro a Chrome Store passou a aceitar somente extensões padronizadas para o Manifesf V3.

Agora existe o seguinte cronograma:

  • Janeiro de 2023: o Manifest V3 vai virar um pré-requisito para ganhar o emblema Em destaque
  • Junho de 2023: a loja vai deixar de listar as extensões baseadas no Manifest V2
  • Janeiro de 2024: todos as extensões baseadas no Manifest V2 serão removidas da loja

Para o navegador em si existem as seguintes notas:

“A partir de janeiro no Chrome 112, o Chrome poderá realizar experimentos para desativar o suporte para extensões do Manifest V2 nos canais Canary, Dev e Beta”

“A partir de junho no Chrome 115, o Chrome poderá realizar experimentos para desativar o suporte para extensões do Manifest V2 em todos os canais, incluindo o canal estável.”

Quais as novidades de fato?

O Google reforça que o Manifest V3 é focado em segurança e privacidade e com isso tem por objetivo maior trazer mais tranquilidade ao usuário.

O grande ponto de discussão é que a API WebRequest que é largamente utilizada pelos bloqueadores de anúncios deixará de existir.

Com o uso desta API as extensões bloqueadoras de anúncios conseguem interceptar todo o tráfego e filtrar o que será bloqueado.

Em seu lugar existirá a API declarativeNetRequest bem mais restrita, onde o navegador decidirá o que deve de fato ser bloqueado.

Pelo jeito todas as extensões de bloqueadores deixará de existir em breve.

matrix