Adobe joga terra no filho pródigo

[ad#texto]

Eu sou da época que o Flash ainda era da Macromedia e todo desenvolvedor Web que se considerasse bom de fato teria a obrigação de desenvolver em Flash, uma época que o Action Script ainda engatinhava e as logos animadas, pequenos softwares de interação (uma espécie de pré-jogos em Flash) e até mesmo sites inteiros desenvolvidos em Flash eram o auge da pipoca.

Mas a Macromedia foi comprada pela Adobe e deixou de existir, pelo menos como marca, mas o Flash passou a ter a relevância diminuída, afinal o filho pródigo da Adobe era e ainda é o Photoshop e não o Flash.

Com o passar do tempo o Flash foi acuado pelo Microsoft Silverlight, que muita gente (os fanboys) diria ser o Flash Killer, mas que de tão bom ficou mesmo devendo mostrar trabalho, afinal entrou em cena como estrela, mas foi decepcionando tanto durante seu período de existência que a própria Microsoft vai descontinua-lo.

Veio então o HTML5, a onda da mobilidade e pouco a pouco o nicho de atuação do Flash foi diminuindo cada vez mais, mas existe um segmento que além de render muito, mas muito dinheiro mesmo o Flash ainda é o rei absoluto, que é o filão de jogos casuais via Web, Zynga e Cia utilizam o Flash de modo extremo, inclusive implementando recursos avançados de aceleração 3D e via hardware, tudo muito lindo, afinal o Flash poderia terminar como um produto de nicho, mas a Adobe não pensa assim.

Agora a Adobe, além de vender (e cobrar bem caro) o software e servidor de aplicação para os desenvolvedores e empresas provedoras de jogos casuais, quer também cobrar um percentual que pode chegar até a 9% da receita do jogo caso o desenvolvedor utilize recursos avançados, como os citados acima.

Desse modo a única coisa que a Adobe vai conseguir para o Flash são mais dezenas de mãos para segurar a pá e jogar terra em cima.

Seria isso uma eutanásia?

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias