A simplicidade dos problemas do Firefox

[ad#texto]
Eu já havia testado e tentado utilizar por mais de um dia os Betas 6, 8 e 9 do Firefox 4 e o maior problema não foi o excesso de bugs, que por incrível que pareça, para o uso comum o browser se mostrou bastante estável.

O que mais me irritava era a notória lentidão do Firefox, que o acompanha desde os primórdios e embora alguns artifícios da Mozilla tenham deixado-o mais rápido era preciso algo que resolvesse definitivamente o problema, pois o Chrome estava aí mostrando que era possível ser veloz.

Foi aí que surgiu na Internet o boato de que tinham encontrado a raiz do problema, e que era bem simples, resumindo: o problema estava na carga da biblioteca XUL do Firefox que ia ocorrendo paulatinamente durante a abertura usando pacotes de 32 Kb e que bastava aumentar consideravelmente o tamanho dos pacotes para que o Firefox ficasse bem mais rápido.

De tão simples a “solução” parecia modesta demais para resolver um problema que era reclamação geral há vários anos.

Na sequencia surgiu a informação que esta solução seria implementada na versão final do Firefox 4, que deveria ser lançada em fevereiro de 2011.

Foi então que surgiu o Firefox 4 Beta 10 que via de regra não tem mais nenhum bug corrigido em relação a versão Firefox 4 Beta 9, porém implementa uma melhoria que resolveria o problema da lentidão.

E não é que resolveu mesmo.

Estou utilizando o Firefox 4 Beta 10 a cerca de 2 dias e a lentidão dele, principalmente para executar, o browser parece ter sido mesmo resolvida, não notei nenhum bug a mais e parece que está será a última versão Beta e que o lançamento da versão final será mesmo em fevereiro.

E a Segunda Guerra dos Browsers se reacende novamente e o Internet Explorer parece cada vez mais enterrado na sua lentidão em inovar e implementar novos recursos, pois o Firefox 4 já virá com a implementação de aceleração gráfica via hardware, abandonando a API GDI e mesmo com toda a lentidão da Mozilla sairá bem antes do Internet Explorer 9, que ainda está em Beta e parece que vai demorar mais um pouco para sair do forno.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias