A AMD anuncia a plataforma Fusion

[ad#texto]
Embora o mercado já tivesse ciência da plataforma Fusion da AMD, foi no evento pré- CES que a AMD fez o lançamento inicial dos primeiros chips da plataforma Fusion.

Para quem está chegando agora, a plataforma Fusion é o tiro certeiro da AMD contra a Intel, que desde a lambança que a Intel aprontou com os Pentium 4 que tinham uma péssima performance comparados as AMD Athlon, ainda não tinha emplacado mais nenhum produto de sucesso no segmento de processadores e para ajudar ainda passa por problemas financeiros.

A AMD apenas aproveitou o lapso da Intel tem de produzir GPU´s integradas nos chipsets (o famoso vídeo on-board) de baixa performance e péssimo desempenho e também se aproveitou do know-how da compra da ATI.

A AMD já produzia (junto com a nVidia) os melhores chipset com GPU´s integrados, porém com o lançamento da plataforma Fusion a AMD dá um tapa tanto na Intel como na nVidia, vejam:

  • A Intel vem de inúmeros lançamentos de sucesso de processadores que tem massacrado todas as linhas similares da AMD e conseqüentemente vem melhorando dia -a-dia o desempenho das suas GPU´s. A plataforma Fusion que é a união da CPU com a GPU dentro do mesmo die trás benefícios de redução de consumo de energia (ótima notícia para os usuários de notebooks) e também diversos aprimoramentos de performance e desempenho, pois pode unir ambas as unidades de processamento.
  • Como a nVidia teve desacordos comerciais com a Intel, o sucesso da plataforma Fusion pode sucumbir os chipsets com GPU integrado que a nVidia produz, e que em termos de performance é compatível com os chipsets fornecidos pela AMD.

Em resumo, a plataforma Fusion vai sucumbir as significativas melhoras nos processores e chipsets com GPU da Intel e ainda irá forçar a Intel a correr no mesmo caminho (o que já está ocorrendo) o que iria sucumbir os chipsets com GPU fabricados pela nVidia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias