Todos contra a privacidade do Facebook

[ad#texto]

Parece que realmente a questão da privacidade dos usuários do Facebook é algo que ainda vai dar muita discussão, isso é devido a recente notícia de que diversas empresas, universidades e órgãos públicos estão “gentilmente solicitando” o usuário e senha do perfil de seus respectivos candidatos, para que um comitê analise, controle e trabalhe constantemente dentro do perfil.

O mais notável é que dentre as entidades praticantes deste fato se encontra o Órgão de Defesa dos Direitos Civis dos EUA, ou seja, bela defesa. O referido órgão alegou que desde janeiro deixou de obrigar os candidatos a fornecerem usuário e senha para somente “solicitar” e atestaram que todos os candidatos fornecem “prontamente” e de “boa vontade” tais dados, porém eles se esqueceram de levar em conta a situação de superioridade que a meu ver pode até mesmo ser tratada como coerção, pura e simples.

Alguns detalhes me deixaram intrigado:

  • Se eles solicitam usuário e senha do Facebook de candidatos, se o cara não for aprovado como fica a situação?
  • Se o funcionário ou comitê utilizar os dados em benefício próprio, quem é o responsável por tal atitude? E como identifica-lo?
  • Como ficam as empresas que utilizam o Facebook para gerar tráfego, tipo, podem coletar dezenas de usuários que passariam a “elogiar” determinada empresa, gerando boa expectativa, falsa. Isso não seria uma infração das leis do comércio? Ou até mesmo falsidade ideológica?

O mais interessante foi à postura rígida adotada pelo Facebook, que está ameaçando tomar medidas jurídicas e políticas sobre as empresas e demais entidades que forem detectadas efetuando tais práticas.

Ou seja, o Facebook além de processar civil e criminalmente as entidades por preconceito, invasão de privacidade e demais artigos relacionados ainda passará a fazer lobby sobre o tema, o que poderá até mesmo ocasionar cortes de cabeça em órgãos públicos.

Em tempo, o Facebook também alertou seus usuários que está fornecendo ajuda a todos que foram prejudicas por tal prática, então se você foi gentilmente convidado obrigado a fornecer o seu usuário e senha, entre em contato com o Facebook imediatamente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.