Resolvendo o problema de drop da bateria do seu Android

O problema de drop da bateria atormenta usuários de vários gadgets com Android, veja a nossa dica completa de como resolver este problema.

[ad#texto]

Antes de mais nada, o Google já desmistificou a dita calibragem da bateria que muitos Apps fazem ao simplesmente apagar o arquivo batterystats.bin, isso é lenda, agora vamos a uma forma de “calibrar”, ou melhor, acertar a visão que o Android tem da sua bateria.

Aviso: Faça o procedimento aqui descrito por sua conta e risco, não nos responsabilizamos.

Este problema ocorre geralmente com quem troca de ROM, pois ao instalar uma nova versão do Android é possível que naquele momento a sua bateria não esteja com 100% de carga e com isso os arquivos batt_offset_data, batt_phasing_data e batt_tuning_data, todos localizados em /pds/public/battd/ podem informar ao sistema que uma bateria não está com 100% de carga e com o uso o Android irá se perder no cálculo percentual de energia e com isso ocorrem os drops (saltos) de descarga da bateria, isso é o que chamamos de drop da bateria.

Drop da bateria, você tem este problema?
Drop da bateria, você tem este problema?

Geralmente o drop da bateria ocorre de 60% para o 50% e de 30% para o 19%.

Como corrigir?

Simples, carregue totalmente o seu smartphone.

Agora você terá que utilizar um explorador de arquivos que tenha permissão de ROOT (o gerenciador de arquivos nativo da CyanogenMod já suporta ROOT e funciona muito bem) e simplesmente irá renomear estes arquivos, você pode simplesmente adicionar o _bkp ao final de cada arquivo.

Por fim reinicie o smarpthone.

Por não ter os arquivos o Android se encarrega de cria-los novamente com os valores padrão e com isso os erros de leitura e cálculo da carga da bateria tendem a se resolver.

Se mesmo após o procedimento os drops da bateria persistirem, o jeito é realmente substituir por uma bateria nova, afinal a cada ano uma bateria de íons de lítio perde cerca de 10% da sua capacidade de carga.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.