Dica do dia: como economizar a bateria no seu smartphone com Android

[ad#texto]

O eterno problema do consumo de bateria e a limitação em se desenvolver um novo tipo de bateria torna o tempo útil entre cargas dos smartphones bem encurtado, a sua autonomia se comparada aos celulares de 2 anos atrás é bem menor, pois com mais recursos, mas App´s, hardware e softwares sendo executados em segundo plano é claro que bateria nenhuma aguenta.

Isso aflige qualquer uma dos 3 grandes ecossistemas atuais: Android, iOS e Windows Phone.

No caso do Android localizei um pequeno App que quando configurado no seu “modo inteligente” ele desativa diversas funções que o Android deixa ativa, mas que não são de suma importância e quando o smartphone hiberna por estar fora de uso e quando o usuário aciona novamente o aparelho estas funções são prontamente reativadas e o uso segue normalmente.

O nome do App é Easy Battery Saver e ele é gratuito (free) e pode ser baixado sem complicação pelo Android Market ou ainda pode ser feito o download.

Após ser instalado e executado pela primeira vez, vá em “optimization” e acione o “Intelligent Power Saving Mode”, é a configuração de economia que eu utilizo, não reduz nenhuma funcionalidade do Android e no meu caso trouxe uma economia média de 40% no consumo da bateria.

Para os mais valentes existe a possibilidade de um ajuste manual, selecionando a opção “Advanced Customized Mode” o usuário é sabatinado sobre uma série de opções entre manter ativas ou não, cuidado ao configurar esse modo, pois uma opção errada pode comprometer toda a funcionalidade do seu smartphone.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.