Google anuncia o Blink

[ad#texto]

O Google anunciou que irá remover o WebKit do projeto Chromium o que resulta que o Google Chrome não mais utilizará o WebKit como engine de renderização de sites, no lugar entra o Blink, nova engine anunciada pelo Google.

O Blink também será de código-aberto e inicialmente baseado no WebKit, o que deve mudar com o decorrer dos meses já que ambos será projetos distintos e com objetivos distintos é óbvio de que o Blink seguirá seu próprio rumo.

O motivo que o Google apresentou é que o WebKit por prover recursos para vários outros projetos que tem estruturas diferentes tem um complexo mecanismo para manter o suporte a todas essas arquiteturas e isso transformou o WebKit em um projeto difícil de manter e consequentemente inovar, por isso o Google criou o Blink, que a princípio deverá comportar somente a estrutura do próprio Chrome e será projeto para a simplicidade e funcionalidade.

O lado bom desta história é o interesse do Google em inovar, sinal que devemos aguardar grandes mudanças envolvendo o Google Chrome ou o Chrome OS.

O lado ruim é que agora que até o Internet Explorer aderiu aos padrões Web e tudo parece mais tranquilo para os desenvolvedores problemas em sites e sistemas web poderão ocorrer quando o Blink finalmente dar as caras no Google Chrome.

Em tempo, o Opera que afirmou semanas atrás que iria abandonar a sua própria engine, chamada de Presto, para utilizar o WebKit deu as boas-vindas ao Blink e promete contribuir para este projeto do Google e dá sinais que na verdade já sabia a um bom tempo da ideia de criar uma nova engine e deixa no ar se vai utilizar no seu browser o WebKit ou o Blink e até onde irá esta aproximação com o Google.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.