Como configurar o roteador Humax Cable RG HG100R-L4

Veja como configurar o roteador Humax Cable RG HG100R-L4 que é fornecido pela Net Virtua e melhore sua velocidade sem depender da Net.

Como configurar o roteador Humax Cable RG HG100R-L4
Como configurar o roteador Humax Cable RG HG100R-L4

Este roteador da Humax é fornecido pela Net ao contratar um plano com roteador wi-fi grátis e vou ensinar como configurar o roteador Humax.

É um fabricante pouco conhecido e sinceramente é um produto de baixo custo o que nos leva a crer que sua durabilidade e funcionalidade são bastantes limitados.

Em resumo, não espere encontrar recursos atuais e alta velocidade neste produto.

Mas reconfigurar o seu roteador pode ser uma boa ideia para garantir o seu melhor funcionamento.

Como configurar o roteador Humax Cable RG HG100R-L4

Vamos demonstrar a configuração básica, até mesmo para você abordar a senha de segurança do acesso ao wi-fi.

Veja o passo-a-passo para realizar a configuração:

  1. O primeiro passo é o acesso a área administrativa, faça o seguinte:
    1. No navegador digite o endereço http://192.168.0.1
      1. Use o usuário admin
      2. A senha vai depender do modelo, mas geralmente será o número CM MAC que vem em uma etiqueta colada embaixo do roteador ou ainda acessando o site Minha Net.
  2. Agora altere a rede wi-fi digitando um novo nome em SSID e uma nova senha em Password no menu Quick Setup
  3. Você pode ajustar algumas opções do sinal wireless, como canal, tipo, etc no menu Wireless, isso será útil caso o sinal wireless caia ou fique subitamente lento sem motivo.
    1. Na guia Primary Network você poderá alterar o padrão de criptografia, principalmente se tiver problemas de conexão com algum equipamento.

Ele serve para ter em casa?

Como é um produto oferecido sem custo ao cliente a Net disponibiliza roteadores de baixo custo e isto implica em falta de atualização e hardware limitado.

Como resultado você enfrentará baixa velocidade de transferência intra-rede e não irá conseguir conectar diversos gadgets nele simultaneamente.

Para mitigar estes problemas uma boa estratégia é conectar um roteador próprio via cabo neste aparelho da Net e em seguida utilizar seu próprio roteador para manter a sua rede wi-fi.

Se tem dúvidas sobre qual roteador escolher aqui dou boas dicas.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.