Baterias estão atrasadas?


Tenho visto muita gente reclamando da performance das baterias dos dispositivos móveis (celulares, pda, notebook, etc), dizendo que se as baterias tivessem evoluí­do como os computadores elas seriam bem mais potentes e com performance melhorada. Lendo coisas assim eu lembro daquela piada sobre um atrito do presidente da GM e do Bill Gates sobre a evolução de carros e computadores (até hoje tem gente que acredita que esse fato realmente existiu).

O fato que comparar o desenvolvimento de computadores com baterias é a mesma coisa que comparar um carro com um caminhão, não dá. No caso das baterias existem leis da fí­sica que realmente impedem certos avanços, e essas limitações são extremamente difí­ceis de serem contornadas, por serem limitações fí­sicas são complicadas e afetam diretamente a performance da bateria.

Comparar a indústria de computadores com a indústria de baterias é algo completamente inútil, a indústria de baterias tem dedicado bastante recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias que melhorem de forma geral a recarga ou o tempo de vida útil das baterias, além é claro da sua performance geral.

Ou será que ninguém se lembra como eram as baterias dos anos 90? Basta comparar com as baterias atuais para se ter uma idéia da evolução disso tudo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.