Atualizando do Cyanogenmod 7 para o Cyanogenmod 9

Home  >>  Android  >>  Atualizando do Cyanogenmod 7 para o Cyanogenmod 9

Atualizando do Cyanogenmod 7 para o Cyanogenmod 9

0 23
fev,2012

22

Muita gente está em dúvida sobre como proceder para realizar o upgrade de uma versão do Cyanogenmod para outra, antes vamos esclarecer que a versão estável atual do Cyanogenmod é a 7 que é baseada no Android Gingerbread e a versão em fase beta é a Cyanogenmod 9 que é baseada no Android Ice Cream Sandwich.

O segundo ponto é que toda a dica descrita aqui foi realizada e destina-se ao smartphone Motorola Defy.

O terceiro ponto é que todo o processo é seguro, porém não nos responsabilizamos por possíveis danos ao seu Defy.

Não recomendamos instalar a ROM do Defy+ como alguns usuários fazem, isso pode danificar de forma permanente seu smartphone.

O primeiro passo é fazer o download de uma ROM do Cyanogenmod 9, feito isso é também necessário fazer o download do teclado Swipe e do GAPPS para o ICS (pacote de aplicativos do Google para deixar o Android customizado e passível de sincronização com os serviços do Google).

Com todos os downloads finalizados conecte o Defy ao seu computador e transfira (via USB ou wi-fi) os três arquivos (que estarão todos no formato ZIP) para o cartão de memória do smartphone.

Faça um backup de todos os dados importantes, caso você sincronize seus contatos e configurações com a sua Google Acount estes serão restaurados novamente após atualizar a Cyanogenmod, porém os aplicativos não.

Agora reinicie o seu Defy (que já está com o Cyanogenmod 7) escolhendo a opção Bootloader. O Defy ao reiniciar não irá subir o Android e sim acionará o Bootloader com diversas opções, para navegar no menu para cima e para baixo utilize os botões de volume + e – respectivamente e para acionar alguma opção acione o botão de liga/desliga do Defy.

Vá para Custom Recovery e acione primeiro o Wipe Data Factory e quanto este procedimento terminar acione o Wipe Cache, após vá para Advance e acione Wipe Dalvik Cache. Este três procedimentos tem a função de eliminar configurações do sistema e demais tipos de cache de arquivos que podem impedir o bom funcionamento da nova versão do Cyanogenmod.

Agora vá para Install Zip Card e selecione o arquivo do Cyanogenmod que você baixou, esse procedimento demora um pouco, ao finalizar faça o mesmo para o arquivo do Swipe e do GAPPS.

Finalizada todas as instalações reinicie o Defy, esse primeiro boot pode demorar um pouco, caso ele pare de responder por mais de 15 minutos, retire a bateria e tente iniciar o Defy novamente, se tudo for feito da maneira correta você deverá preencher as instruções de conexão do Defy ao Google Acount (o mesmo que você já fez quando comprou o smartphone).

Leia mais:

22 Comentários so far:

  1. Mauro disse:

    Boa Tarde.
    Alguem testou essa rom??
    tem algum bug??
    obrigado

  2. Petter Rafael disse:

    A CM9 ainda é beta, então podem conter bugs, porém estou utilizando a versão do dia 02/04 e está bem estável.

    Até agora só o TT não funciona.

  3. Mauro disse:

    Essa versão 02/04 é a do link no post??

  4. Mauro disse:

    O que é TT???…haha

  5. Petter Rafael disse:

    É tethering, compartilhar conexão do celular com outros dispositivos

  6. Petter Rafael disse:

    Atualizei o link, agora aponta para uma lista com todos as versões de desenvolvimento do CM9.

  7. Mauro disse:

    Valeeuu ADM…instalei no meu Defy e esta funcionando tudo certinho…só a camera q esta com alguns bugs mas tira fotos certinho…

  8. Paulo disse:

    Já existe alguma versão estável da ROM? DAs rons do link, qual delas é a melhor? qual os problemas? o que falta para uma rom estável?

  9. Petter Rafael disse:

    A questão da câmera no Defy é realmente problemática pois existem pelos menos 3 vendors diferentes para elas.

  10. Petter Rafael disse:

    Não existe ainda uma ROM CM9 estável, ela ainda está em Beta, porém um Beta bem maduro, digamos assim.
    Os maiores problemas ainda são relacionados a câmera, mas nada que impeça o uso.

  11. Thiago J. disse:

    Funcionamento OK, instalei a mais recente lançada agora em 15/08, muitos bugs da versão estável do CM7 resolvidos com perfeição aqui, inicialização extremamente leve e rápida, câmera OK (agora adicionado a função de foto panorâmica, funcionou muito bem!), compatibilidade com games até agora 100% (testado Angry Birds Space, GTA 3, NFS Hot Pursuit, Sonic The Hedgehog 4 e Sonic CD, todos ok sem lags significantes!), Wi-fi OK, Bluetooth OK (obs: observei um pequeno erro na hora de parear em modo AD2P com o Home Theater Samsung, mas na segunda tentativa foi OK!) 3G OK (testado na 3G “Infinity” da Tim, velocidade de aproximadamente 300 Kpbs estável!) Thetering OK no modo bluetooth (testado o compartilhamento de conexão com um iPad 2 c/ JB via Bluetooth), demais funções OK (toque, vibração, alarme, etc…), único BUG percebido é a conectividade do Portal do Telefone, ao invés de liberar um IP válido, da um erro desconhecido, mas ao conectar via USB, funciona normalmente.
    Quem se interessar pode instalar seguindo esse tutorial sem medo nenhum, sucesso na certa. Abraços!

  12. Petter Rafael disse:

    Só para esclarecer, a CM9 para o Defy foi descontinuada em favor do desenvolvimento da CM10, que diga-se de passagem já está estável o funcional o suficiente para ser colocada em prática no dia-a-dia.

  13. Thiago Costa disse:

    Petter, você poderia disponibilizar o link para uma rom CM10 que você acha que está ‘estável’ e fazer como o Thiago J. e listar o que está funcionando e o que não está?

    Valeu..

  14. Petter Rafael disse:

    O link é http://quarx2k.ru/cm10-nightly-defy/CM10-20120825-NIGHTLY-mb525.zip e a compilação é de 25/08/2012.
    Pelo que sei somente o que falta funcionar é:

    1. Compartilhamento de WI-FI
    2. Corrigir a Gravação de Vídeo
    3. Atualização de libraries sgx para Jelly Bean
    4. DSP MANAGER

    O os bugs são raros e a ROM é perfeitamente usável.

  15. Thiago Costa disse:

    Vou esperar consertarem o compartilhamento WIFI.. Valeu pela resposta, cara! ^^

  16. Petter Rafael disse:

    Pelo que tenho notado isso deve ocorrer nos próximos releases.

  17. Petter Rafael disse:

    A nova versão da CM10 já tem compartilhamento Wi-fi!

  18. Fábio Léda disse:

    Olá!
    O link para o download do GApps não tá funcionando mais…
    E sobre essa rom CM10 postada nos coments, eu posso usá-la ao invés da descrita no tutorial? Preciso usar o GApps e teclado swype específico pra ela ou pode ser a mesma do tuto também?
    Obrigado!

  19. Petter Rafael disse:

    Cara, chegando em casa hoje vou postar um tutorial de como atualizar da CM7 para a CM10, com link para o novo GAPPS.

    Novidade, a CM10 agora vem com novo kernel!

  20. […] Google fora do ar ComentáriosPetter Rafael em A farsa da Black Friday no BrasilGilnei Nepomuceno em A farsa da Black Friday no BrasilExecutando Ajax via JQuery de modo enfileirado | Viablog em Executando Ajax via JQuery de modo enfileirado – Parte IIExecutando Ajax via JQuery de modo enfileirado – Parte II | Viablog em Executando Ajax via JQuery de modo enfileiradoPetter Rafael em Atualizando do Cyanogenmod 7 para o Cyanogenmod 9Categorias […]

  21. Denial disse:

    Vou testar a CM10. Obrigado!!!

  22. Petter Rafael disse:

    Qual o smartphone você possui?
    Eu estou utilizando a CM10 no Defy a mais de 5 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>