Android 5

[ad#texto]

A adoção do Android 4 (vulgo ICS) está claramente mais lenta do que o Google gostaria, porém já existem rumores de que em algum dia entre maio e junho o Android 5 (vulgo Jelly Bean) irá ser lançado.

Ainda não se sabe muito sobre as novidades se comparadas a versão 4, porém já é quase certo que o novo Android virá com o recurso de dual-boot, ou seja, será possível instalar o Android mais algum outro sistema operacional no equipamento (leia-se Chrome OS ou até mesmo o Windows), agora o mais interessante é que se os rumores se confirmarem o Android poderá vir com suporte a processadores x86, isso mesmo, Android em desktops pode ser uma realidade muito em breve.

Caso se confirme este rumor, o Android iria bater de frente com o Windows da Microsoft o que poderia atrapalhar o lançamento do Windows 8, já que o Windows 8 será focado na experiência mobile no desktop, o Android que tem uma aceitação muito maior que o Windows Phone no mundo mobile ser portado para ambientes x86 irá tirar o posto de único sistema operacional mobile no desktop.

O ecossistema do Android por ser muito maior que o do Windows Phone pode categorizar o Android nos desktops em uma posição de destaque, o que pode causar um boom inicial de instalações e bagunçar todo o mundo desktop que é até então dominado pela Microsoft.

Um detalhe interessante: se o Android for mesmo portado para x86 como fica o Chrome OS?

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.