A falha é mesmo do Linux?


Hoje você sabe quantas distribuições do Linux existem? Não e nem adianta me perguntar que também não sei, pois existem várias e todos os anos várias são descontinuadas e várias novas aparecem por aí.

Embora o kernell do Linux seja único a sua proposta open-source deixa a comunicade livre para fazer suas próprias implementações e escolhas e embora disso resultem boas distribuições como Red Hat, Fedora, Ubuntu, Debian e muitas outras também existem coisas grotescas, sem um mínimo de profissionalismo e isso manche muito a imagem do Linux.

Mas porque isso atrapalha o Linux? Várias distribuições não permite um leque de escolha muito maior (e ainda posso escolher um distribuição ideal para o meu negócio e que pode ser ineficiente para o meu amigo e vice-versa) e não bastaria eu escolher e melhor para o meu perfil de uso e pronto?

O pior é que não é tão fácil assim, principalmente quando entram em cena o formador de opnião (blogueiro, jornalista, etc) e empresas completamente non-sense, como assim? Eu explico.

O primeiro passo é alguma empresa non-sense pegar uma distribuição estável do Linux e criar uma outra distribuição para ser instalada e distribuida junto com o seu hardware (notebook ou desktop), só que essa nova distribuição não passa por vários testes, é instável, não suporta vários tipos de hardware e para “ajudar” não escuta os seus clientes.

O segundo é pegar um jornalista (tá certo que eles não precisam entender nada de informática, mas se não sabe não fala nada) e o pior um blogueiro que nunca utilizou Linux na vida, ou se utilizou foi a 10 anos atrás e acha que o mundo não evoluiu em nada desde então e fica limitado no seu mundinho e sai falando que o projeto Linux como um todo é furado e não funciona pois ele viu um notebook ou desktop com um Linux barrela como citado acima e esse bendito Linux não funcionava bem.

Para todas as pessoas eu recomendo utilizar essa distribuição Linux, garanto que irão gostar do que verão e para os outros citados aqui lamento informar que o mundo evoluiu e o Linux evoluiu muito, muito mesmo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.