Atualizando do Cyanogenmod 7 para o Cyanogenmod 9

[ad#texto]

Muita gente está em dúvida sobre como proceder para realizar o upgrade de uma versão do Cyanogenmod para outra, antes vamos esclarecer que a versão estável atual do Cyanogenmod é a 7 que é baseada no Android Gingerbread e a versão em fase beta é a Cyanogenmod 9 que é baseada no Android Ice Cream Sandwich.

O segundo ponto é que toda a dica descrita aqui foi realizada e destina-se ao smartphone Motorola Defy.

O terceiro ponto é que todo o processo é seguro, porém não nos responsabilizamos por possíveis danos ao seu Defy.

Não recomendamos instalar a ROM do Defy+ como alguns usuários fazem, isso pode danificar de forma permanente seu smartphone.

O primeiro passo é fazer o download de uma ROM do Cyanogenmod 9, feito isso é também necessário fazer o download do teclado Swipe e do GAPPS para o ICS (pacote de aplicativos do Google para deixar o Android customizado e passível de sincronização com os serviços do Google).

Com todos os downloads finalizados conecte o Defy ao seu computador e transfira (via USB ou wi-fi) os três arquivos (que estarão todos no formato ZIP) para o cartão de memória do smartphone.

Faça um backup de todos os dados importantes, caso você sincronize seus contatos e configurações com a sua Google Acount estes serão restaurados novamente após atualizar a Cyanogenmod, porém os aplicativos não.

Agora reinicie o seu Defy (que já está com o Cyanogenmod 7) escolhendo a opção Bootloader. O Defy ao reiniciar não irá subir o Android e sim acionará o Bootloader com diversas opções, para navegar no menu para cima e para baixo utilize os botões de volume + e – respectivamente e para acionar alguma opção acione o botão de liga/desliga do Defy.

Vá para Custom Recovery e acione primeiro o Wipe Data Factory e quanto este procedimento terminar acione o Wipe Cache, após vá para Advance e acione Wipe Dalvik Cache. Este três procedimentos tem a função de eliminar configurações do sistema e demais tipos de cache de arquivos que podem impedir o bom funcionamento da nova versão do Cyanogenmod.

Agora vá para Install Zip Card e selecione o arquivo do Cyanogenmod que você baixou, esse procedimento demora um pouco, ao finalizar faça o mesmo para o arquivo do Swipe e do GAPPS.

Finalizada todas as instalações reinicie o Defy, esse primeiro boot pode demorar um pouco, caso ele pare de responder por mais de 15 minutos, retire a bateria e tente iniciar o Defy novamente, se tudo for feito da maneira correta você deverá preencher as instruções de conexão do Defy ao Google Acount (o mesmo que você já fez quando comprou o smartphone).

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.