Vivo e Mozilla por mais um sistema mobile

[ad#texto]

Recentemente a Vivo, como parte da sua estratégia de aquisição da Telefônica no estado de São Paulo, promoveu um evento, falando das mudanças e das novidades que virão por aí, foi aí que uma notícia que pode mexer bastante no mercado de smartphones e de quebra jogar a última pá de cal na Nokia.

Vamos por partes, como diria meu amigo Jack (calma gente, é o Daniels).

Já faz tempo que alguns rumores dizem que a Mozilla tem explorado o mercado mobile, provavelmente um sistema operacional para celulares e smartphones, sim, mais um sistema operacional para concorrer com o iOS, Android, Windows Phone, Symbian, Bada, e dezenas de outros.

Agora no evento da Vivo, foi anunciada que ambas as empresas pretendem lançar o Boot to Gecko, que será um sistema operacional para smartphones de baixo custo, todo projetado e executado por HTML5 que, pelo menos em teoria, dará recursos de smartphones high-end para smartphones low-end, se o sistema operacional for de fato bom e cumprir o que promete será uma mão na roda e vai causar alvoroço, pois smartphones top e caros terão que concorrer com smartphones baratos com os mesmos recursos.

De quebra, pelo fato do Boot to Gecko ser todo em HTML5 é obvio que seus Apps também serão em HTML5 o que os torna multiplataforma, ou seja, será possível executar um desses Apps em qualquer browser de qualquer smartphone (alguns falam até em notebooks) com qualquer sistema operacional, se isso de fato funcionar será uma revolução, pois tanto os desenvolvedores quanto os consumidores perderão as amarras da plataforma. Falta agora saber como será o esforço da Mozilla e Vivo para atrair desenvolvedores e criar um ecossistema repleto de (bons!) Apps.

A Vivo e Mozilla escolheram esse lado, pois para competir com os smartphones high-end teriam que bater de frente com o iOS e Android, e sejamos sinceros se nem a Microsoft está conseguindo isso, imagina as duas, com pouco expertise nesse segmento e tem um detalhe interessante, apesar de a margem de lucro ser menor no seguimento de low-end é um segmento que vende e vende muito, por isso o interesse.

Agora por que irá jogar a última pá de cal na Nokia?

Mesmo com a parceria a Nokia chafurda na lama, lançando os Lumia sem nenhum diferencial e hardware modesto e ainda com erros primários, se a estratégia da Vivo e Mozilla funcionar, porque pagar o preço de um smartphone high-end que tem hardware modesto e bugs se posso pagar pouco em um smartphone low-end que tem os mesmos recursos e um sistema operacional mais funcional?

Em resumo vai complicar ainda mais a ressurreição da Nokia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias