Instagram e o Malware no Android

[ad#texto]

Motivado pelo grande sucesso do lançamento do Instagram no Android e a característica de o Android permitir que Apps de fonte não segura, ou seja, fora do Google Play sejam instalados tem permitido que um malware se aproveite da ingenuidade do usuário.

Tudo parece ter começado na Rússia, é sempre lá que começa, alguém modificou o código do Instagram para que quando instalado ele dispare certa quantidade de mensagens para um determinado número de celular, esse número por ser um número específico, programado para gerar um determinado valor quando recebe uma mensagem o dono do número está ganhando uma boa grana com tudo isso. Depois foi só hospedar o falso Instagram e gerar um site falso para que os usuários mais leigos começassem a fazer o download do .apk.

Antes de qualquer histeria dos fanboys da Microsoft ou Apple, é bom lembrar que não é uma falha de segurança do Android, é uma característica que se for utilizada de forma leviana vai trazer problemas para o usuário, como ocorre em qualquer sistema, é por isso que por padrão a instalação de Apps de outras fontes vem bloqueada no Android, é o usuário que tem que acessar essa configuração e modificar, então depois reclamar não adianta.

O falso Instagram está rodando por aí, então, todos já sabem, instalar o Instagram ou qualquer outro App que se faça do Google Play, se quiser instalar de outro lugar tenha certeza que é uma fonte segura. Até porque não existe lógica em fazer o download de um App gratuito de qualquer outra fonte que não seja o Google Play.

Para quem não sabe, o Google aplica um algoritmo que verifica, com boa eficiência, os Apps para detectar possíveis malware que possam estar embutidos, por isso Apps maléficos nunca se hospedam no Google Play, e mesmo que algum App com malware passe pelo crivo do Google e infecte Androids o Google tem como rastrear e remover o malware remotamente, sem o usuário perceber, como já fez isso no passado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias