Veja como proteger os dados do seu notebook

Você sabe como proteger seus arquivos? Veja como proteger os dados do seu notebook e evite que fotos e outras informações privadas caiam em mãos erradas.

[ad#texto]

Existem vários motivos para que você se preocupe com a segurança dos seus dados, seja para que suas fotos não se espalhem por aí ou ainda porque você precisa manter dados sigilosos do seu trabalho, então veja como proteger os dados do seu notebook para que você não se preocupe mais.

Antes de explicar as formas de proteção é importante ressaltar que não basta adicionar senha ao inicializar o Windows, pois existem diversas formas simples de burlar este tipo de proteção, basta pesquisar na internet. O que irei apresentar aqui refere-se a métodos com aplicativos de terceiros que irão de fato reforçar a integridade e segurança dos seus arquivos.

Veja como proteger os dados do seu notebook: USBKill

O USBKill é um script desenvolvido em Phyton para Windows, OS X e Linux que tem a função de desligar o seu computador caso alguma atividade seja detectada em alguma das portas USB do seu computador, como por exemplo, espetar um pendrive para tentar copiar seus arquivos.

Outra função, é caso uma autoridade policial insira um pendrive do tipo mouse juggler para evitar que seu computador entre em modo de suspensão, com o script ativado o computador imediatamente desligado.

E por fim, se você inserir um pendrive vazio e ativar o script, se alguém tentar remover este pendrive o computador também será desligado imediatamente.

Veja como proteger os dados do seu notebook:  VeraCrypt

Veja como proteger os dados do seu notebook:  VeraCrypt
Veja como proteger os dados do seu notebook: VeraCrypt

O VeraCrypt é um aplicativo que faz um truque muito interessante, ele permite que um sistema operacional seja instalado normalmente e um segundo sistema operacional seja instalado escondido no espaço vazio do HD, cada um com uma senha diferente.

Supondo que você seja obrigado a digitar a sua senha, basta digitar a senha do sistema operacional “visível” na partição do seu HD e que obviamente não irá conter nenhuma informação sigilosa, ficando o sistema operacional escondido seguro com todos os seus dados sensíveis.

São duas boas opções que com certeza irão dificultar muito o acesso aos seus dados, impedindo que pessoas sem grandes conhecimentos técnicos se apoderem de seus arquivos, sendo necessários que especialistas tenham acesso físico ao seu computador, uma operação de grande porte que se valeria a pena caso você fosse uma pessoa muito influente.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias