Como impedir invasão no roteador

Veja como impedir invasão no roteador e navegue com muito mais segurança e não corra riscos ao acessar o site do banco ou seu e-mail.

[ad#texto]

Recentemente tenho visto vários casos onde usuários são enganados e ao acessar a página de um banco, por exemplo, acabam sendo redirecionados a uma página secundária e tem seus dados roubados e na grande maioria das vezes o problema está no roteador, então vou mostrar como impedir invasão no roteador.

Como impedir invasão no roteador
Como impedir invasão no roteador

Primeiro é preciso entender que basicamente existem três formas básicas de interceptar a sua conexão com o bando e redirecionar o seu acesso, a primeira delas é a invasão do seu provedor de acesso, a segunda é a invasão da sua rede (geralmente em redes wireless) e a terceira que é a invasão do roteador.

Um aviso importante é que caso seja redirecionado a um site falso jamais informe quaisquer dados, saia imediatamente sem nenhum tipo de interação com a página.

Como impedir invasão no roteador: evitar redirecionamento em redes

O principal é reconhecer o redirecionamento, para isso ao acessar a página de um banco veja se o símbolo do cadeado estão ativo e sendo exibido corretamente e também observe se existe qualquer tipo de erros ou situações anormais na página.

Caso perceba alguma alteração saia imediatamente.

Como impedir invasão no roteador: evitar redirecionamento no provedor

Neste caso é bem provável que o problema esteja no servidor DNS que você está utilizando, para contornar esta situação é possível utilizar algum serviço gratuito e alternativo de DNS, como o OpenDNS por exemplo.

Porém é importante que mesmo utilizando o OpenDNS você comunique o seu provedor de acesso para que ele tome as devidas providências e sane o problema o mais rápido possível e evite que outros problemas ocorram referente a este caso.

Como impedir invasão no roteador: evitar a invasão do roteador

Agora vamos listar uma série de ações simples que vão ajudar a evitar acessos não autorizados ao seu roteador em ordem de importância:

  • Atualize o firmware regularmente;
  • Troque as senhas da rede e do painel administrativo regularmente;
  • Crie senhas fortes e diferentes para a rede e painel administrativo;
  • Troque o nome do usuário administrativo do seu roteador, ao invés do já manjado “admin” troque por outro de sua preferencia;
  • Ative o firewall e demais técnicas de segurança fornecidas no painel administrativo do seu roteador;
  • Desative o acesso remoto (de fora da rede) ao painel administrativo;
  • Desative o acesso vai wireless ao painel administrativo, assim somente acessos via cabo de rede serão permitidos;
  • Sempre clique em sair e feche o browser após realizar configurações no seu roteador.

Como podem ver é bem fácil seguir regras que vão ajudar muito a manter a segurança do seu equipamento e com isso acessar sites de bancos ou outros será uma atividade muito mais segura para você.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias