Utilizando o SQL Developer com o MySQL


Muita gente utiliza o SQL Developer (desenvolvido pela Oracle) para trabalhar com o banco de dados Oracle ou com desenvolvimento em PL/SQL, porém muita pouca gente sabe que o SQL Developer também aceita conexões com outros bancos de dados via drivers JBDC externos.

Para quem não sabe, um driver JBDC (que é geralmente fornecido pelo próprio desenvolvedor do banco de dados) é um conjunto de recursos que permite que aplicações Java utilizem o banco de dados indicado, hoje todos os principais bancos de dados tem um driver JBDC fornecido.

Agregar um driver JBDC no SQL Developer é bem simples, basta ir no menu superior e abrir as Preferências, na tela que irá surgir clique no sinal de “+” e depois em Drivers JBDC de Terceiros e depois no botão Adicionar Entrada.

Agora é só buscar o driver JBDC do MySQL no seu disco rígido e depois criar a conexão como é criada a conexão do Oracle e pronto, o seu SQL Developer já estará apto a utilizar o banco MySQL.

Tags:, ,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias