Snapdragon vai parar nos notebooks
Já pensou um notebook com um processador Snapdragon da Qualcomm? Isso já é realidade e Snapdragon vai parar nos notebooks e apesar de tudo vai trazer muitos benefícios.
No início de 2018 os primeiros notebooks com CPU da Qualcomm chegaram ao mercado, porém não se saíram muito bem. Com um novo chip o Snapdragon vai parar nos notebooks de vez.
Se os primeiros surgiram com o Snapdragon 835 que por ser projetado para smartphones tiveram um desenvolvimento ruim em notebooks, agora com o novíssimo Snapdragon 850 esta história promete mudar.
Vale lembrar que mesmo com performance ruim, os notebooks com o Snapdragon 835 possuíam ótima autonomia de bateria e estavam sempre conectados via LTE.
Snapdragon vai parar nos notebooks: o novo 850
O chip Snapdragon 850 foi projetado especificamente para ser utilizado em notebooks, então com mais espaço interno disponível a Qualcomm afirmou que pôde ser mais agressiva na velocidade do clock.
Veja as características:
- CPU Kryo 385
- GPU Adreno 630
- Modem LTE X20
Se comparado com o Snapdragon 845 o Snapdragon 850 apresenta até 30% mais performance.
Outro ponto muito interessante é um consumo energético 20% menor, ou seja, mais tempo de autonomia de bateria fora da tomada.
E este desempenho melhorado vai de encontro as necessidades dos notebooks de entrada.
Snapdragon vai parar nos notebooks: o sistema operacional
O Windows ACPC (always connected PCs — computadores sempre conectados) já está disponível para estes equipamentos.
Com o novo Snapdragon será possível executar e capturar vídeos em 4K e UltraHD Premium HDR.
Para ajudar a Microsoft implementou suporte a CPU 64-bit ARM no navegador Edge.
Embora tenha muitas vantagens para o nicho que almeja notebooks com longa duração de bateria e que não dependam de grande performance o mercado ainda irá demorar a assimilar este novo processador e por isso vamos demorar um pouco para vermos notebooks com ele.
Levando isso em conta teremos que esperar um pouco para termos certeza absoluta da sua capacidade na prática.